Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8301
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Jucilene Santana | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-04T20:24:45Z | - |
dc.date.available | 2018-06-04T20:24:45Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jucilene Santana. Sequência de ensino-aprendizagem em torno das histórias em quadrinhos a luz das interações discursivas e do engajamento dos alunos. 2018. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8301 | - |
dc.description.abstract | The present research seeks to analyze the types of discursive interactions and the engagement of students presented along a teaching-learning sequence (TLS) of chemistry, planned around an interactive story in comic in conjunction with the three pedagogical moments. The TLS was applied in a class from the first grade of the High School of Application College (CODAP) of the Federal University of Sergipe (UFS). The written data, as well as the classes recorded in video, were submitted to analysis using categories of the analytical tool proposed by Mortimer and Scott (2002, 2003), as well as the analysis of the types of questions of the students through the categories of Candela (1999). We focus on the interaction patterns, the students 'engagement in the proposed activities, the types of students' questions during the application of the TLS around an interactive story in comic, considering them as fundamental elements of the teaching-learning process, according to with a sociocultural perspective of education. The research is justified considering the importance of investments in the understanding of the potential of didactic resources in the teaching of sciences that favor the interactions that develop in the social plan of the classroom. The results indicate that the TLS around an interactive story in comic favored the discursive interactions and the students' engagement with the theme proposed by the teacher in the classroom. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Interação ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Histórias em quadrinhos na educação | por |
dc.subject | Química (Ensino médio) | por |
dc.subject | Sequência de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | História em quadrinho interativa | por |
dc.subject | Interações discursivas | por |
dc.subject | Engajamento disciplinar produtivo | por |
dc.subject | Sequence of teaching-learning | eng |
dc.subject | Interactive story in comic | eng |
dc.subject | Discursive interactions | eng |
dc.subject | Productive disciplinary engagement | eng |
dc.title | Sequência de ensino-aprendizagem em torno das histórias em quadrinhos a luz das interações discursivas e do engajamento dos alunos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Adjane da Costa Tourinho e | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca analisar os tipos de interações discursivas, e o engajamento dos alunos ao longo de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (SEA) de química, planejada em torno de uma HQ interativa em conjunto com os três momentos pedagógicos. A SEA foi aplicada em uma turma da primeira série do Ensino Médio do Colégio Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os dados escritos, bem como as aulas registradas em vídeo foram submetidos à análise por meio de categorias da ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2003), assim como a análise dos tipos de perguntas dos estudantes através das categorias de Candela (1999). Focalizamos, na análise, os padrões de interação, engajamento dos alunos nas atividades propostas, os tipos de perguntas dos alunos durante a aplicação da SEA em torno de uma HQ interativa, considerando-os como elementos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem, de acordo com uma perspectiva sociocultural de educação. A pesquisa justifica-se considerando-se a importância de investimentos na compreensão do potencial de recursos didáticos no ensino de ciências que favoreçam as interações que se desenvolvem no plano social da sala de aula. Os resultados apontam que a SEA em torno de uma HQ interativa favoreceu as interações discursivas e o engajamento dos alunos diante da temática proposta pela professora em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JUCILENE_SANTANA_SANTOS.pdf | 6,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.