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dc.contributor.authorSantana, Flávio Passos-
dc.date.accessioned2018-06-06T19:07:02Z-
dc.date.available2018-06-06T19:07:02Z-
dc.date.issued2015-01-16-
dc.identifier.citationSANTANA, Flávio Passos. Curtindo o curta sergipano: um olhar semiótico sobre Xandrilá. 2015. 59 f. (Graduação em Letras ) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8321-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCurta-metragempor
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectXandrilápor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectCurta-metragempor
dc.titleCurtindo o curta sergipano : um olhar semiótico sobre Xandrilápt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Mariano, Márcia Regina Curado Pereira-
dc.description.resumoTendo em vista a produção e a divulgação de obras audiovisuais em Sergipe, e a possibilidade de fazermos uma análise argumentativa e retórica desse tipo de texto, tomamos como objeto de estudo o curta-metragem sergipano Xandrilá, que retrata alguns aspectos da vida da personagem Renata e do seu parceiro Osvaldo, curta este que é uma produção intersemiótica por ser baseado num conto homônimo de Isaac Dourado. Já no que se refere mais especificamente à nossa pesquisa, nos propomos a analisar o percurso gerativo de sentido do texto, tendo como ponto de partida a Semiótica greimasiana, segundo a qual vislumbraremos os três níveis que compõem esse percurso; também almejamos destacar a influência que os elementos argumentativos possuem para a construção de sentido, considerando os elementos argumentativos utilizados para que o ouvinte adira ao discurso, levando, por conseguinte, à adesão dos espíritos; além do mais, por meio do conceito de intertextualidade trabalhado em Koch (2008), pretendemos traçar uma analogia entre as palavras Xandrilá (título da obra que compõe nosso corpus) e Shangri-la, que é um mito surgido em 1925, a partir da publicação do romance Horizonte Perdido, do inglês James Hilton. Para tanto, como arcabouço teórico temos os estudos da Semiótica greimasiana de Greimas&Courtés (2013), Fontanille (2012), Barros (2012) e Fiorin (1992; 2008); também fizemos uso da Argumentação e Retórica, baseando-nos mormente nos postulados de Perelman e Tyteca (2005) para compreendermos como os argumentos utilizados na linguagem verbal e não-verbal são eficazes para a adesão do outro; ademais, são essenciais os estudos sobre o ethos, como o de Amossy (2005), Maingueneau (2005) e Ferreira (2010), que nos deram suporte para evidenciar a imagem do jovem transgressor, o que nos levará a refletir sobre como ele é percebido pela sociedade sergipana. Por fim, acreditamos que, com isso, contribuiremos para difundir os estudos argumentativos e observaremos o quanto os discursos veiculados expressam a imagem de um povo. Ao mesmo tempo, com esse trabalho, estaremos divulgando, de certa forma, a produção cinematográfica do Estado, na medida em que o objeto em análise foi produzido por sergipanos.pt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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