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dc.contributor.authorLima, Antônio Henrique Barbosa-
dc.date.accessioned2018-06-11T13:56:57Z-
dc.date.available2018-06-11T13:56:57Z-
dc.date.issued2014-09-15-
dc.identifier.citationLIMA, Antônio Henrique Barbosa. Ajustamento da série de acidentes aéreos mundiais através dos modelos Holt-Winters. São Cristóvão, SE, 2015. Monografia (Bacharelado em Estatística) - Departamento de Estatística e Ciências Atuarias, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8330-
dc.description.abstractThis study presents a modeling of time series data of air accidents in the period from July 2000 until June 2013 data were provided by the Directorate of Statistics and Census Service (DSEC), and an analysis was applied by smoothing models exponential. For this technique of exponential smoothing models used the Holt-Winters additive models, in which the smoothing constants are determined to minimize the mean square error between predicted and observed values; this analysis allowed the identification of components such as seasonality and atypical periods. The adjusted models were suitable for plotting forecasts of variables. The large number of vehicles, ease, lower cost, comfort, travel time are factors that influence to use this means of transport, however, the index of TIENTS has become a considerable variable when it comes to air travel. Thus the use of statistical methods became necessary for people to really analyze and explain such data.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectEnsino de estatísticapor
dc.subjectTime serieseng
dc.subjectTransportationeng
dc.subjectExponential smoothingeng
dc.subjectSeries temporaispor
dc.subjectAlisamento exponencialpor
dc.subjectTransportespor
dc.subjectAcidente aéreopor
dc.titleAjustamento da série de acidentes aéreos mundiais através dos modelos Holt-Winterspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Russo, Suzana Leitão-
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma modelagem da série temporal dos dados de acidentes aéreos no período de julho de 2000 ate junho de 2013. Os dados foram cedidos pela Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), e foi aplicada uma analise através de modelos de alisamento exponencial. Para tal técnica os modelos de alisamento exponencial utilizaram-se os modelos Holt-Winters aditivo, em que as constantes de alisamento são determinadas de forma a minimizar o erro quadrático médio entre valores previstos e observados; esta análise permitiu a identificação de componentes como sazonalidade e períodos atípicos. Os modelos ajustados se mostraram adequados para traçar previsões das variáveis. O grande número de veículos, a facilidade, menor custo, conforto, tempo de viagem são fatores que influenciam para a utilização deste meio de transporte, porém, o índice de acidentes tem se tornando uma variável considerável quando de se trata transportes aéreos. Assim a utilização de métodos estatísticos se tornou necessário para que se pudesse analisar e melhor explicar tais dados obtidos.pt_BR
dc.publisher.departmentDECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Estatística – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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