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dc.contributor.authorGuimarães, Daiane Costa-
dc.date.accessioned2018-06-11T14:22:01Z-
dc.date.available2018-06-11T14:22:01Z-
dc.date.issued2014-03-29-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Daiane Costa. Utilizando controle estatístico de qualidade na análise do fluxo de aeronaves do aeroporto de Santa Maria / SE. São Cristóvão, SE, 2015. Monografia (Bacharelado em Estatística) - Departamento de Estatística e Ciências Atuarias, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8331-
dc.description.abstractAir transport is one of the most dynamic sectors in the world economy. It fulfills an important role by improving economic relations and allowing the exchange of people and goods among nations. The control chart is a method of detecting abnormal causes, i.e. unusual causes that, acting on the process, causes a high variability in the output (process result). By means of the control chart, it is possible to assess trends, patterns of non-randomness and instabilities of the process, what allows to interrupt and take corrective action before they produce items outside of the specified limits. The present work aims at evaluating the statistical control of quality of the air traffic flow in the airport of Aracaju (SE). The analyzed variables are: landing and take-off from the year 2007 to 2013. The data used in this study was provided by the airport administration (INFRAERO). We performed a descriptive analysis of the studied variables and a normality test, which shows that, with 5% of significance, the variables follow a normal distribution with a low dispersion over the years. After that, we used the control charts what idenfied points outside of statistical control, therefore, the data is autocorrelated, and then we applied the Box and Jenkins models in order to set the series as stationary. The proposed technique, of removing the data autocorrelation, and then redo the graphics was statistically satisfactory. Finally with the residues obtained from the models, we prepared the revised graphics, showing that all points are within the control limit.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectEnsino de estatísticapor
dc.subjectFluxo aéreopor
dc.subjectBox e Jenkinspor
dc.subjectGráficos de controle de Shewhartpor
dc.subjectAir traffic floweng
dc.subjectBox and Jenkinseng
dc.subjectShewhart control chartseng
dc.titleUtilizando controle estatístico de qualidade na análise do fluxo de aeronaves do aeroporto de Santa Maria / SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Russo, Suzana Leitão-
dc.description.resumoO transporte aéreo é um dos setores mais dinâmicos da economia mundial. Ele cumpre um importante papel estimulando as relações econômicas e o intercâmbio de pessoas e mercadorias entre nações. O gráfico de controle é um método de detecção das causas assinaláveis, ou seja, causas incomuns que, agindo no processo, provocam alta variabilidade na saída (resultado do processo). Por meio do gráfico de controle é possível a avaliação de tendências, padrões de não aleatoriedade e instabilidades do processo, permitindo a sua interrupção e a ação corretiva antes que se produzam itens fora dos limites de especificação. Este trabalho tem por finalidade de avaliar o controle estatístico de qualidade no fluxo aéreo do aeroporto de Aracaju-SE, as variáveis estudadas foram: pouso e decolagem dos anos de 2007 a 2013. As variáveis utilizadas para esse estudo foram cedidas pelo aeroporto junto à administração da INFRAERO. Foi feita uma análise descritivas das variáveis estudadas e um teste de normalidade, mostrando, então, que em 5% de significância as variáveis seguem uma distribuição normal com baixa dispersão ao longo dos anos. Foram feitos os gráficos de controle e nota-se que houve pontos fora de controle estatístico, assim verificou as autocorrelações dos dados, e em seguida aplicou-se os modelos Box e Jenkins para tornar a série estacionária. A técnica proposta, de retirar primeiramente a autocorrelação dos dados para depois refazer os gráficos mostrou-se satisfatória estatisticamente. E com os resíduos obtidos nos modelos, foi feito os gráficos revisados, mostrando-se que todos os pontos estão dentro do limite de controle.pt_BR
dc.publisher.departmentDECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Estatística – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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