Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8418
Tipo de Documento: História em quadrinhos
Título: Introdução à lógica nebulosa - parte 1 (v. 11)
Autor(es): Linden, Ricardo
Nunes, Maria Augusta Silveira Netto
Bomfim, Yolanda Guimarães
Data do documento: 2016
Resumo: Essa cartilha foi desenvolvida como atividade do projeto de extensão para popularização de Ciência da Computação em Sergipe apoiado pela PROEX-UFS e pelo projeto MCTI/CNPq/SPM-n° 420160/2013-2, intitulado : Popularizando e fomentando o ingresso de meninas sergipanas na área de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação visando a crescente demanda de profissionais no contexto estadual, nacional e internacional da área de TI. É também vinculado ao projeto da Bolsa de Produtividade CNPq–DTII coordenado pela prof. Maria Augusta Silveira Netto Nunes em desenvolvimento no Departamento de Computação/Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PROCC) – UFS. O público alvo das cartilhas são jovens pré-vestibulandos e graduandos em anos iniciais. O objetivo é fomentar no público sergipano e nacional o interesse pela área de Ciência da Computação. As cartilhas da série de Inteligência Artificial descrevem sobre a área da Ciência da Computação que busca simular e/ou emular a inteligência humana através de mecanismos e software. Esta cartilha é a primeira de duas cartilhas que introduzirão a lógica nebulosa (também conhecida como lógica fuzzy ou lógica difusa). Nesta, apresentaremos os conjuntos nebulosos (também conhecida como conjuntos fuzzy ou difusos), que são considerados como a base matemática e conceitual sobre a qual a lógica nebulosa se apoia. A lógica nebulosa é uma ferramenta importante no estabelecimento de um controle gradual usando regras similares ao raciocínio humano, sendo usada por grandes empresas e universidades ao redor do mundo. Entre as múltiplas aplicações da lógica nebulosa incluímos controle de tráfego, regulação de aparelhos de ar condicionado e até mesmo para avaliação e previsão de comportamento de empreendedores.
Palavras-chave: Computação
Inteligência artificial
Lógica fuzzy
Lógica difusa
Lógica nebulosa
Conjuntos fuzzy
Conjuntos nebulosos
Conjuntos difusos
Parte de : Almanaque para popularização de ciência da computação. Série 2, Inteligência artificial
Idioma: por
Instituição/Editora: Sociedade Brasileira de Computação – SBC
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Citação: LINDEN, R.; NUNES, M. A. S. N.; BOMFIM, Y. G. Introdução à lógica nebulosa - parte 1. São Cristóvão, SE: UFS; Porto Alegre: SBC, 2016. 32 p. (Almanaque para popularização de ciência da computação. Série 2, Inteligência Artificial ; v. 11). Disponível em: <http://almanaquesdacomputacao.com.br/gutanunes/publications/serie2/S2V11small.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2018.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8418
Aparece nas coleções:Série 2 - Inteligência Artificial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IntroducaoLogicaNebulosa1.pdf4,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ResolucaoPassatemposS2V11.pdf207,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.