Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8436
Tipo de Documento: Monografia
Título : O brincar na intervenção terapêutica ocupacional: uma revisão de literatura
Otros títulos : The play in occupational therapy interventions: literature review
Autor : Goes, Nadyne Tavares de
Fecha de publicación : 25-abr-2018
Director(a): Silva, Larissa Galvão da
Resumen: Introdução: O brincar é uma das maneiras pelas quais as crianças se relacionam, apreendem e compreendem o mundo É através dessa atividade que elas aprendem a solucionar problemas que possivelmente podem surgir, lidando com os fracassos e experimentando novas maneiras de enfrentamento. Objetivo: Analisar as publicações brasileiras que tratam da utilização do brincar nas práticas da Terapia Ocupacional. Método: Foi realizada uma revisão crítica da literatura. Resultados/Discussão: Foram encontrados 64 artigos dos quais 58 foram excluídos e 6 se encaixaram nos critérios de inclusão. Conclusão: Concluiu-se que os terapeutas ocupacionais brasileiros têm utilizado o brincar nas suas intervenções como um recurso terapêutico para alcançar diferentes objetivos; em poucos estudos ele foi utilizado como fim em si mesmo, o que sugere que estes profissionais não estejam se apropriando, de fato, dessa ocupação humana, tão importante para o desenvolvimento infantil.
Resumen : Playing is one of the ways in which children relate to, learn from, and understand the world It is through this activity that they learn to solve problems that may arise, deal with failures, and try new ways of coping. As one of the areas of occupation of human life, and recognizing the importance of this occupation for the development of children and adolescents, several occupational therapists, such as Bundy, Staggnit and Ferland, sought to define play as an object of study. Objective: To analyze the Brazilian publications that deal with the use of play in the practices of Occupational Therapy. Method: This study adopted a critical review of the literature. , the searches occurred in the Scientific Eletronic Library Online (Scielo) and Virtual Health Library (VHL) databases. Results / Discussion: We found 64 articles out of which 58 were excluded and 6 fit the inclusion criteria. Conclusion: It was concluded that Brazilian occupational therapists have used play in their interventions as a therapeutic resource to achieve different goals; that playing has been widely used in occupational therapy interventions as a means, but in a few studies it has been used as an end in itself, which suggests that these professionals are not appropriating, in fact, this human occupation, so important for the development child.
Palabras clave : Terapia ocupacional
Brincadeiras
Brincar
Intervenção
Play
Occupational therapy
Intervention
Idioma : por
Institución: UFS
Departamento: DTOL - Departamento de Terapia Ocupacional – Lagarto - Presencial
Citación : GOES, Nadyne Tavares de. O brincar na intervenção terapêutica ocupacional : uma revisão de literatura. 2018. 1 CD-ROM Monografia (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2018.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8436
Aparece en las colecciones: Terapia Ocupacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NADYNE_TAVARES_DE_GOES.pdf414,47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.