Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8438
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAndrade, Janayna de Almeida-
dc.date.accessioned2018-06-22T18:05:08Z-
dc.date.available2018-06-22T18:05:08Z-
dc.date.issued2018-04-25-
dc.identifier.citationANDRADE, Janayna de Almeida. Percepções sobre o envelhecimento : perspectiva de discentes e docentes da área da saúde. 2018. 1 CD-ROM. Monografia (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8438-
dc.description.abstractOBJECTIVE: To identify the perceptions of students and teachers about aspects of aging. METHODS: Epidemiological, descriptive, quantitative, cross-sectional study. Participated 187 subjects, being 38 teachers and 149 students from eight health courses at a public university in the state of Sergipe. It used a Sociodemographic questionnaire and the Self-Perception Questionnaire of Aging (QAPE), start for a multidimensional natural questionnaire that verifies the perception of aging from dimensions involving aging characteristics (identity, chronology, consequences, control and emotional representations). RESULTS: Of the 187 interviewees, 79.67% were students and 20.33% were teachers. Regarding the QAPE, can be identified the average within the expected scores, where higher scores indicate a greater support of perception, with the exception of the negative control subscale that is scored inversely, which means a good perception of aging by the teachers and students. CONCLUSIONS: Since the perception about aging is a good predictor of healthy aging, it can be concluded that the participants presented a good perception about aspects of aging. In addition, they have demonstrated knowledge of Brazilian legislation protecting the rights of the elderly, which will provide a better theoretical basis for care and attention, as well as the specific skills to use actions and strategies that meet this age range.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectTerapia ocupacionalpor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectUniversidades e faculdadespor
dc.subjectCorpo docentepor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectEstudos Transversaispor
dc.subjectAgingeng
dc.subjectCross-sectional studieseng
dc.subjectStudentseng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectSelf perceptioneng
dc.titlePercepções sobre o envelhecimento: perspectiva de discentes e docentes da área da saúdept_BR
dc.title.alternativePerceptions on aging: a perspective of health arear students and teacherseng
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Duque, Andrezza Marques-
dc.description.resumoOBJETIVO: Identificar a percepção de discentes e docentes sobre aspectos do envelhecimento. METODOLOGIA: Estudo epidemiológico, descritivo, quantitativo, de corte transversal. Participaram 187 sujeitos, sendo 38 docentes e 149 discentes de oito cursos da área da saúde em uma universidade pública no estado de Sergipe. Utilizou-se um questionário Sociodemográfico e o Questionário de Auto Percepção do Envelhecimento (QAPE), de natureza multidimensional que verifica a percepção do envelhecimento a partir de dimensões que envolvem características do envelhecimento (identidade, cronologia, consequências, controle e representações emocionais). RESULTADOS: Dos 187 entrevistados, 79,67% eram discentes e 20,33% docentes. Em relação ao QAPE, pode-se identificar a média dentro dos escores esperados, onde escores mais altos indicam maior suporte da percepção, com exceção da subescala controle negativo que é pontuada de maneira inversa, o que significa uma boa percepção do envelhecimento por parte dos docentes e discentes. CONCLUSÕES: Sendo a percepção sobre o envelhecimento um bom preditor do envelhecimento saudável, pode-se concluir que os participantes apresentaram uma boa percepção sobre aspectos do envelhecimento. Além disso, os mesmos demonstraram conhecer a legislação brasileira de proteção aos direitos dos idosos, o que proporcionará um melhor embasamento teórico no que diz respeito à atenção e cuidado, além das habilidades específicas para utilização de ações e estratégias que atendam a essa faixa etária.pt_BR
dc.publisher.departmentDTOL - Departamento de Terapia Ocupacional – Lagarto - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localLagarto, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Terapia Ocupacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JANAYNA_DE_ALMEIDA_ANDRADE.pdf452,26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.