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Tipo de Documento: Monografia
Título: Modificações nos papéis ocupacionais dos universitários: fomentando a reflexão sobre a relação destas modificações com o bem-estar psicológico
Título(s) alternativo(s): Changes in occupational roles of academics: encouraging reflection on the relationship of these modifications with the psychological wellness
Autor(es): Cerqueira, Roberta Silva
Nunes, Suzana Maria Rosenda
Data do documento: 25-Abr-2018
Orientador: Sampaio, Priscila Yukari Sewo
Resumo: Introdução: Ao longo da vida, ocorrem modificações no desempenho dos papéis ocupacionais, tendo destaque nesse estudo o período da entrada na universidade que é caracterizada por transições importantes e pelas novas configurações de papéis pode gerar sobrecarga psicológica. Objetivo: Avaliar a ocorrência de modificações nos papéis ocupacionais e a relação destas modificações com o bem-estar psicológico dos universitários. Metodologia: Estudo de caráter descritivo, quantitativo e transversal. Participaram deste estudo 50 discentes dos cursos de Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional de uma Universidade Federal da Região nordeste do Brasil com faixa etária de 23,3 ± 3,3 anos. Foram aplicados a Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais, um Questionário Estruturado a fim de compreender a relação entre as modificações dos papéis ocupacionais e o bem-estar psicológico dos discentes e a Escala de bem-estar psicológico. Foram realizadas análise descritiva e de correlação. Resultados: Os universitários desempenharam mais papéis ocupacionais no passado do que no presente. Os papéis com maior porcentagem de abandono foram: voluntário (48%), religioso (34%), trabalhador (22%) e passatempo/amador (34%). As adesões foram nos papéis de estudante (18%) e serviço doméstico (18%). Tiveram correlação com o mal-estar psicológico as modificações nos papéis de amigo (Phi=0,386; P=0,006), religioso (Phi=0,319; P=0,024) e passatempo/amador (Phi= 0,323; P=0,022). Discussão: De acordo com a literatura, mudanças decorrentes ao ingresso na universidade geram novos sentimentos e influenciam a auto percepção. Conclusão: A inserção na vida universitária modifica o conjunto de papéis ocupacionais desempenhados e consequentemente impacta na condição psicológica dos universitários.
Abstract: Introduction: Occupational roles are a set of standards expected by the society of behaviors performed in the day-to-day. During lifetime, modifications in the performance of these papers occur, being emphasized in that study the period of the entrance in the university that is characterized by important transitions and new configuration of roles that may result in psychological overload. Objective: To evaluate the occurrence of changes in the occupational roles and the relation of these modifications with the psychological well-being of the university students. Methodology: Descriptive, quantitative and cross-sectional study. Fifty students of phono audiology, nutrition and occupational therapy courses of a Federal University from Brazil (23,3 ± 3,3 years old) participated in this study. The Occupational Role Identification List, a Structured Questionnaire developed aimed to verify the relation between occupational roles modification and psychological wellbeing, and the Psychological Well-Being Scale wereapplied. Descriptive and correlation analyzes were performed. Results: University students played more occupational roles in the past than at present. The roles with the highest percentage of abandonment were: volunteer (48%), religious (34%), worker (22%) and pastime / amateur (34%). Adhesions were in the student (18%) and household roles (18%). Modifications in the roles of friend (Phi=0.386; P=0.006), religious (Phi=0.319; P=0.024) and pastime / amateur (Phi= 0.323; P=0.022) were correlated with psychological malaise. Discussion: According to the literature, changes resulting from admission to university generate new feelings and influence self-perception. Conclusion: The university life modifies the arrangement of occupational roles that consequently impact on psychological condition of undergraduate students.
Palavras-chave: Estudantes
Ensino superior
Autorrealização
Papel (Figurativo)
Satisfação pessoal
Students
Role and personal satisfaction
Higher education
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Departamento: DTOL - Departamento de Terapia Ocupacional – Lagarto - Presencial
Citação: CERQUEIRA, Roberta Silva; NUNES, Suzana Maria Rosenda. Modificações nos papéis ocupacionais dos universitários : fomentando a reflexão sobre a relação destas modificações com o bem-estar psicológico. 2018. 1 CD-ROM. Monografia (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8441
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