Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8470
Document Type: Artigo
Title: Estudos da exposição às mensagens publicitárias: usos e gratificações
Other Titles: Studies of exposure to advertising messages: Uses and Gratifications
Authors: Ferreira, Raquel Marques Carriço
Issue Date: Apr-2018
Resumo : Este artigo apresenta uma revisão de literatura dos estudos empíricos desenvolvidos a respeito da atenção seletiva às mensagens propagandísticas. O objetivo do texto foi demonstrar as motivações para a exposição às mensagens que hoje se caracterizam, principalmente, por sua irrelevância e impertinência, sobretudo em um ambiente tecnológico que as tornam quase sempre intrusivas - razão pela qual são, no geral, ignoradas por seu público. Apresento aqui, portanto, as principais contribuições dos estudos focados no consumo das mensagens publicitárias, destacando os princípios de quatro categorias tidas como as mais relevantes encontradas por meio do estudo: Entretenimento, Obtenção de informações, Integração pessoal e Integração social.
Abstract: This article presents a literature review from empirical studies developed on selective attention to propagandistic messages. The aim of the text is to present the motivations for exposure to the messages that today are characterized by their irrelevance and impertinence, especially in a technological environment that makes them intrusive: - reason why are generally ignored by their audience. Here I present the main contributions of the studies focused on the consumption of advertising messages. As result, four categories were considered as the most relevant: Entertainment, Information acquisition, Personal and Social integration.
Keywords: Publicidade
Audiência
Usos e gratificações
Advertising
Audience
Uses and gratifications
ISSN: 1980-3729
Is part of: Revista FAMECOS
Language: por
Publisher / Institution : Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social - Faculdade de Comunicação Social - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Citation: FERREIRA, R. M. C. Estudos da exposição às mensagens publicitárias: usos e gratificações. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 25, n. 1, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.26901>. Acesso em: 25 jun. 2018
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8470
Appears in Collections:DCOS - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudosExposicaoMensagensPublicitarias.pdf389,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.