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Document Type: Artigo
Title: Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade
Authors: Ferreira, Raquel Marques Carriço
Santana, Dhione Oliveira
Souza, Jackson
Issue Date: Jun-2017
Resumo : Neste trabalho analisamos os quatrocentos e nove casos de denúncia da produção publicitária brasileira veiculada nos últimos onze anos (2004-2014) pelo conselho de autorregulamentação publicitária (CONAR), envolvendo respeitabilidade, a partir da análise de conteúdo, quantificando e tipificando as infrações da temática. Dessa forma, descrevemos onze tipologias de ofensas da propaganda que apontam desrespeito à decência e aos bons costumes; apelo excessivo à sensualidade; preconceito e/ou discriminação; desrespeito à questões relacionadas aos gêneros; desrespeito às práticas saudáveis de promoção e consumo; desrespeito à profissão; desrespeito à família; desrespeito à dignidade; desrespeito às religiões; desrespeito à concorrência e/ou perspicácia do consumidor e outros. Mesmo com a grande repercussão de alguns casos na sociedade, a maioria dos casos denunciados foram arquivados pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.
Abstract: On this paper we examined four hundred and nine cases analyzed of Brazilian advertising production broadcasted in the last eleven years (2004-2014) for the advertising self-regulation council (CONAR) involving respectability, quantifying and typifying the theme of offenses. Thus, we describe eleven violation advertising types that point disrespect for decency and morality; excessive appeal to sensuality; prejudice and / or discrimination; disrespect for issues related to gender; disrespect for healthy practices promotion and consumption; disrespect to the profession; disrespect for the family; disrespect for the dignity; disrespect for religions; disrespect to competition and / or consumer insight and others. Even with the great impact of some cases in society, most of the reported cases were archived by the National Council for Advertising Self-Regulation.
Keywords: Publicidade
Autorregulamentação
Respeitabilidade
Advertising
Self-regulation
Respectability
ISSN: 2177-5087
Is part of: Educação, Cultura e Comunicação - ECCOM
Language: por
Publisher / Institution : Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA
Citation: FERREIRA, R. M. C.; SANTANA, D. O; SOUZA, J. Mais respeito na propaganda brasileira, por favor! Uma análise de mais de uma década de casos julgados pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária envolvendo respeitabilidade. ECCOM, Lorena, v. 8, n. 15, p. 209-226, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/view/1719>. Acesso em: 26 jun. 2018.
License: Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8471
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