Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8596
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Estudo de realocação do atendimento aos revendedores do núcleo Aracaju e Maceió de uma distribuidora de GLP em momentos de crise
Authors: Leite, Derek Gomes
Nolasco, Rony Walter Paiva
Monteiro, Luciano Fernandes
Issue Date: Oct-2016
Resumo : O transporte costuma ser o componente de maior valor em relação aos custos logísticos em várias empresas. Por isso, torna-se importante gerenciar bem esse tipo de operação a fim de se obter uma boa competitividade no mercado. A boa gestão deve incluir planos de contingência para responder da melhor forma possível a momentos de crise, que podem causar prejuízos à organização, ao seu quadro de funcionários, produtos, serviços, ativos e reputações. Na distribuidora de gás liquefeito de petróleo (GLP) na qual este estudo foi realizado, os momentos de crise ocorrem quando há falta de recipientes para envasamento, falta de oferta gás pelo fornecedor, paradas na produção ou algum momento eventual em que determinada filial da empresa não tenha condições de operar normalmente. Este artigo corresponde a um estudo de caso e tem como objetivo prover dados e informações para auxiliar a tomada de decisão quanto à realocação do atendimento aos revendedores do Núcleo Aracaju e Maceió de uma distribuidora de GLP em momentos de crise. Foi aplicado um método com a finalidade de relacionar os fretes pagos pelos revendedores levando-se em conta a sua distância às filiais da distribuidora mais próxima, bem como estimar os custos daqueles que retiram suas cargas na companhia e calcular os impactos das realocações de cada um desses revendedores nos momentos de crise. Como resultados foram obtidos dados e informações sobre a melhor forma de realocar o atendimento nesses momentos em que ocorrem problemas para suprir a demanda, baseando-se nas distâncias e nos custos decorrentes das mudanças de abastecimento. Foi possível perceber que o método de projeção de fretes utilizado neste trabalho mostrou-se satisfatório em momentos de crise devido à praticidade e agilidade em relação aos métodos tradicionais.
Keywords: Logística
Transporte de cargas
Distribuição de GLP
Gás liquefeito de petróleo (GLP)
ISSN: 2318-3349
Is part of: Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Enegep
Language: por
Publisher / Institution : ABEPRO
Citation: LEITE, D. G.; NOLASCO, R. W.; MONTEIRO, L. F. Estudo de realocação do atendimento aos revendedores do núcleo Aracaju e Maceió de uma distribuidora de GLP em momentos de crise. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ENEGEP), 36., 2016, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABEPRO, 2016. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/publicacoes/artigo.asp?e=enegep&a=2016&c=28822>. Acesso em: 12 jul. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) autores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8596
Appears in Collections:DEPRO - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoRealocacaoAtendimento.pdf707,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.