Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDumas, Alexandra Gouvea-
dc.date.accessioned2014-01-31T23:38:00Z-
dc.date.available2014-01-31T23:38:00Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.citationDUMAS, A. G. Corpo em Cena: oralidade e etnocenologia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 2, n. 1, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/25693>. Acesso em: 31 jan. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2237-2660-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/859-
dc.description.abstractEste texto analisa processos de transmissão de conhecimentos humanos, nos quais duas formas são evidenciadas: a oralidade e a escrita. Discute-se o fato dos fenômenos cênicos serem vistos e estudados como uma variação da oralidade. Apresentam-se outras perspectivas, a partir da criação e afirmação de disciplinas que têm como objeto as práticas espetaculares, a exemplo da Etnocenologia. O artigo considera as particularidades e diferenciações do evento cênico em relação a outros sistemas de expressão humana. Sendo assim, o presente texto se propõe a analisar aspectos da cena no que tange ao corpo e a sua relação sensorial e comunicacional, destacando-a como um formato distinto de estruturas como a escrita e a oralidade. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The analysis of the processes of human knowledge transmission, in general, reveal two ways: orality and writing. Traditionally, the scenic phenomenon is observed and analyzed as a variation of orality. With the creation and assertion of disciplines whose objects of study are spectacular practices, like Ethnoscenology, other perspectives have been developed considering, in fact, the particularities and differences between the scenic event and other systems of human expression. Therefore, this paper proposes to analyze scenic aspects regarding the body and its sensory and communication relationships, highlighting them as a different structural format, such as writing and orality. _________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ: Le Corps sur Scène: oralité et ethnoscénologie – Ce texte propose une analyse des processus de transmission des connaissances humaines, dans lesquels deux formes sont généralement mises en avant: l’oralité et l’écrit. Traditionnellement, les phénomènes scéniques sont perçus et étudiés comme une variation de l’oralité. Grâce à la création et à l’affirmation des disciplines ayant pour objet les pratiques spectaculaires, à l’exemple de l’Ethnoscénologie, d’autres perspectives se développent prenant en compte les particularités et les différenciations de l’événement scénique par rapport à d’autres systèmes d’expression humaine. Ainsi, le présent article se propose d’analyser les aspects de la scène concernant le corps et sa relation communicationnelle avec le public, en la présentant comme une forme distincte des structures telles que l’écrit et l’oralité.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectEtnocenologiapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleCorpo em cena: oralidade e etnocenologiapt_BR
dc.title.alternativeThe Body Onstage: orality and ethnoscenologypt_BR
dc.title.alternativeLe Corps sur Scène: oralité et ethnoscénologiept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Attribution Licensept_BR
Aparece nas coleções:DTE - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CorpoEmCena.pdf371,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.