Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8621
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Diagnóstico dos riscos de lombalgias associadas à carga física sob a ótica biomecânica
Autor(es): Santos, José Wendel dos
Alsina, Odelsia Leonor Sanchez de
Monteiro, Luciano Fernandes
Data do documento: Out-2014
Resumo: Durante muitos anos, as empresas negligenciaram questões referentes à segurança, higiene e conforto dos colaboradores. E para reverter essa situação, a Ergonomia tem contribuído imensamente, nas mais diversas atividades laborais, proporcionando o conforto e a segurança para o colaborador. O estudo contou com a aplicação do método NIOSH para identificar os riscos de lesões musculoesqueléticas associadas à cargas física e a metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho - AET, para avaliar as condições técnicas e organizacionais de um posto de trabalho numa empresa fabricante de gelo na cidade de Aracaju, SE. A coleta de dados foi realizada mediante observação direta da realização do trabalho real em consonância com a tarefa prescrita, focalizando na biomecânica do trabalho. Os subsistemas da Ergonomia estudados envolveram os componentes do sistema homem-tarefa, a estruturação do trabalho, os fatores cognitivos envolvidos para a tomada de decisões e as condições organizacionais de trabalho. Com a análise dos dados, observou-se que, apesar dos avanços da tecnologia e a mecanização das tarefas, muitas atividades continuam sendo realizadas manualmente, e pior, de forma inadequada. As conclusões obtidas deixam claros os cuidados que se devem ter com a saúde do colaborador através da implementação de ações que permitam elucidar alguns problemas biomecânicos encontrados na empresa, redundando em benefícios tanto para o empregado como para o próprio empregador.
Palavras-chave: Lombalgias
Riscos biomecânicos
Levantamento manual de cargas
ISSN: 2318-3349
Parte de : Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Enegep
Idioma: por
Instituição/Editora: ABEPRO
Citação: SANTOS, J. W. dos; ALSINA, O. L. S. de; MONTEIRO, L. F. Diagnóstico dos riscos de lombalgias associadas à carga física sob a ótica biomecânica. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ENEGEP), 34, 2014, Curitiba. Anais... Curitiba: ABEPRO, 2014. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/publicacoes/artigo.asp?e=enegep&a=2014&c=25679>. Acesso em: 17 jul. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) autores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8621
Aparece nas coleções:DEPRO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiagnosticosRiscosLombalgias.pdf565,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.