Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8690
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFerreira, Raquel Marques Carriço-
dc.contributor.authorPaula, Gabriel de Góis-
dc.contributor.authorFreire, Lucio Tadeu Santos-
dc.date.accessioned2018-08-13T23:45:08Z-
dc.date.available2018-08-13T23:45:08Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.citationFERREIRA, R. M. C.; PAULA, G. de G.; FREIRA, L. T. S. Direito autoral na produção publicitária: o caso das paródias e paráfrases. Revista Tecer, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 139-153, nov. 2013. Disponível em: <http://www3.izabelahendrix.edu.br/ojs/index.php/tec/article/view/396/402>. Acesso em: 13 ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1983-7631-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8690-
dc.description.abstractThis study discusses the copyright in advertising production that depend on parodies and paraphrases for its formulation. According to the law that determines the norms related to the intellectual protection, paraphrases and parodies don't need previous authorization. However, the imitative practices end up taking ways that are not necessarily seen as such, and due to this lawsuits are initiated. The aim of this paper is to show how the advertising material developed from linking ideas, allusions, adaptations and the mix of discursive material has depended on this creative method and how the legal terms have treated this question.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Metodista Izabela Hendrixpt_BR
dc.relationTrabalho apresentado no III Pró-Pesq PP – Encontro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. De 24 a 25/05/2012. CRP/ECA/USPpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Tecerpt_BR
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectDireitos autoraispor
dc.subjectObra intelectualpor
dc.subjectProdução publicitáriapor
dc.subjectFilmes publicitáriospor
dc.subjectParódiapor
dc.subjectParáfrasepor
dc.subjectCopyrighteng
dc.subjectIntellectual workeng
dc.subjectAdvertising productioneng
dc.subjectAdvertising movieseng
dc.subjectParodyeng
dc.subjectParaphraseeng
dc.titleDireito autoral na produção publicitária: o caso das paródias e paráfrasespt_BR
dc.title.alternativeCopyright in advertising production: the case of parodies and paraphraseseng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute os direitos autorais nas criações publicitárias que se valem das paródias e paráfrases para sua formulação. Segundo a lei que rege as normas relativas à proteção intelectual, paráfrases e paródias ficam isentas da necessidade de autorização e licença dos autores das obras referenciadas no material publicitário. Na construção do discurso publicitário, entretanto, as práticas imitativas acabam por tomar rumos que não necessariamente são identificadas como tais, e como isso, demandas jurídicas são incitadas. A proposta deste artigo é apresentar como o material publicitário construído a partir de associações de ideias, alusões, adaptações, mistura de materiais discursivos, têm sido interpretadas pelos profissionais da área legal. Casos reais são trazidos ao texto para ilustrar como a produção publicitária vem se valendo deste método criativo e como os ditames legais têm tratado a questão.pt_BR
dc.description.localBelo Horizontept_BR
Aparece en las colecciones: DCOS - Artigos de periódicos
DCOS - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DireitoAutoralProducaoPublicitaria.pdf180,16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.