Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Matheus de Assis Duarte-
dc.date.accessioned2018-08-14T20:56:07Z-
dc.date.available2018-08-14T20:56:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, Matheus de Assis Duarte. A influência da política monetária na demanda de veículos no Brasil (2000-2016) : uma análise por meio de vetores autorregressivos. 2018. 70 f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8693-
dc.description.abstractMonetary authorities use monetary policy in onrder to control the liquidity of the economy, aiming at the stability of price levels. According to some school of of economy thought, a monetary policy can affect the real side of the economy, where the presence of a transmission mechanism can amplify it‟s effect. Based on this assumption, the objecive of this study was to evaluate the direction and magnitude of monetary shocks in vehicles demand in Brazil. The VAR (vector autorregression) model was used in a sampli that covers the period between 2000 and 2016 and, through the impulse responde function, the presente study does not find empirical evidence that a monetary shock exerts influence on the growth rate of vehicle‟s demand in Brazil and other macroeconomic variables related to the automotive industry significantly. Through four VAR models, it was verified that the presence of the bank lending channel does not amplify the effects of the SELIC rate as a monetary policy instrument.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEconomiapor
dc.subjectPolítica monetáriapor
dc.subjectDemanda (Teoria econômica)por
dc.subjectIndústria automobilísticapor
dc.subjectModelos econométricospor
dc.subjectDemanda por veículospor
dc.subjectChoques monetáriospor
dc.subjectMonetary policyeng
dc.subjectVehicle‟s demandeng
dc.subjectMonetary shockseng
dc.titleA influência da política monetária na demanda de veículos no Brasil (2000-2016) : uma análise por meio de vetores autorregressivospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Tácito Augusto-
dc.description.resumoAs autoridades monetárias utilizam-se da política monetária no intuito de controlar a liquidez da economia, almejando a estabilidade dos níveis de preços. De acordo com algumas escolas de pensamento econômico, uma política monetária pode afetar o lado real da economia, onde a presença de um mecanismo de transmissão pode amplificar o seu efeito. Partindo desse pressuposto, o objetivo desse estudo foi avaliar a direção e a magnitude dos choques monetários na demanda por veículos no Brasil. Foi utilizado o modelo VAR (vetores autorregressivos) em uma amostra que compreende o período entre 2000 e 2016, e por meio da função resposta a impulso, o presente estudo não encontra evidência empírica de que um choque monetário exerce influência na taxa de crescimento da demanda de veículos automotivos no Brasil e outras variáveis macroeconômicas relacionadas ao setor industrial automobilístico de forma significativa. Através de quatro modelos VAR, constatou-se que a presença do canal de empréstimos bancários não amplifica o efeito da taxa SELIC como instrumento de política monetária.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Economiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Moura, Fábio Rodrigues de-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS_ASSIS_DUARTE_SANTOS.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.