Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLandim, Myrna Friederichs-
dc.contributor.authorFreitas, Denise de-
dc.contributor.authorDiniz, Renato-
dc.date.accessioned2018-08-15T22:22:05Z-
dc.date.available2018-08-15T22:22:05Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.citationLANDIM, M. F.; FREITAS, D.; DINIZ, R. Alfabetização científica e ensino de biologia: uma análise de livros didáticos para o 1º ano do Ensino Médio. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 11., 2017, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2017. Disponível em: <http://anais.educonse.com.br/2017/alfabetizacao_cientifica_e_ensino_de_biologia_uma_analise_de_livr.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8712-
dc.description.abstractIn view of the relevance of scientific literacy for citizen education and the importance of science textbooks in the teaching of science, this work aims to analyze contents and language adopted in biology textbooks selected by the Brazilian National Textbooks Program (PNLD) regarding its contribution to the critical scientific education of our students. These results are discussed in the Brazilian context, highly heterogeneous, geographically and economically, and socially unequal, regarding the levels of functional illiteracy still prevalent in the country and recent governamental investments in public policies to promote education, such as the acquisition and distribution of school textbooks by PNLD. It is discussed whether, in their current molds, they are really able to subsidize the implementation of scientific literacy practices in face of this multifaceted reality.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEducação científicapor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectTeaching biologyeng
dc.subjectCurricular changeseng
dc.subjectBrazileng
dc.titleAlfabetização científica e ensino de biologia: uma análise de livros didáticos para o 1º ano do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoFace a relevância da alfabetização científica para a formação cidadã e a importância dos livros didáticos no processo de ensino de Ciências, este trabalho busca analisar conteúdos abordados e linguagem adotada em livros de Biologia selecionados pelo Programa Nacional do Livro (PNLD) no tocante a sua possibilidade de contribuição para o processo de formação científica crítica de nossos alunos. Estes resultados são discutidos no contexto brasileiro, altamente heterogêneo geograficamente e desigual, econômica e socialmente, quanto aos níveis de analfabetismo funcional ainda prevalecentes no país e investimentos em políticas governamentais de fomento à Educação, como a aquisição e distribuição de manuais escolares pelo PNLD. Discute-se se, em seus moldes atuais, são realmente capazes de subsidiar a implementação de práticas de alfabetização científica face essa realidade multifacetada.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlfabetizacaoCientificaEnsinoBiologia.pdf405,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.