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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Análise dos conteúdos de Biologia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Autor(es): Landim, Myrna Friederichs
Diniz, Renato
Santana, Sebastiana Érica Cruz
Data do documento: Set-2017
Resumo: O ensino de Ciências é fundamental para a compreensão do mundo e suas transformações, possibilitando aos alunos posicionar-se embasada e criticamente, em um processo de cidadania responsável. Para que isso se torne realidade em nossas escolas, é necessário, que as determinações curriculares gerais possam ser traduzidas nos contextos locais em que o processo educativo ocorre. No momento em que uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) busca unificar os currículos dos estados brasileiros, é importante analisar até que ponto essa perspectiva de formação científica crítica se faz presente. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar os conteúdos de Biologia na segunda versão da BNCC. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa exploratório-descritiva envolvendo análise documental. Discutem-se pontos positivos e negativos deste documento, e a sua efetiva implantação.
Abstract: The teaching of science is fundamental for the understanding of the world and its transformations, enabling the students to position themselves based and critically, in a process of responsible citizenship. In order to make this become a reality in our schools, curricular guidelines must be translated to specific contexts, considering local realities. The recent proposal of a National Curricular Common Base (BNCC), constructed collaboratively, is an important initiative, aiming to unify the core curriculum of all Brazilian states. In this context, the objective of this work is to analyse de second version of the BNCC, with emphasis on the Biology contents. For this, an exploratory-descriptive research was developed from a qualitative perspective, involving documentary analysis. Positive and negative aspects of this document are discussed, and aspects related to its effective implementation are raised.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Mudanças curriculares
Brasil
Teaching biology
Curricular changes
Brazil
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: LANDIM, M. F.; DINIZ, R.; SANTANA, S. E. C. Análise dos conteúdos de Biologia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 11., 2017, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2017. Disponível em: <http://anais.educonse.com.br/2017/analise_dos_conteudos_de_biologia_na_base_nacional_comum_curricul.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8713
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