Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Thisciane Ismerim Silva-
dc.contributor.authorLandim, Myrna Friederichs-
dc.date.accessioned2018-08-15T22:55:56Z-
dc.date.available2018-08-15T22:55:56Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.identifier.citationSANTOS, T. I. S.; LANDIM, M. F. Estratégias didáticas no ensino de Ecologia: um estado da arte com base em teses, dissertações e artigos científicos (2005 -2015). In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 9., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2015. Disponível em: <http://anais.educonse.com.br/2015/estrategias_didaticas_no_ensino_de_ecologia_um_estado_da_arte_com.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8715-
dc.description.abstractThe teaching of Ecology has a key role in fostering the formation of citizens able of understanding the current environmental problems and adopting a critical view committed to its solution. This study aims to analyze the didactic contribution of the recent scientific production on the teaching of Ecology in Brazil. For this, a survey of the scientific literature about the teaching strategies used in this area between 2005 and 2015 was carried out. A total of 20 studies were found, comprising scientific articles (eight), dissertations (11) and doctoral thesis (one), presenting varied strategies and teaching resources and focusing on different levels of education. The Southeast region had the largest number of productions (85%). The Cerrado and the Atlantic Forest biomes were the most cited, being of great importance the didactic approach of local ecosystems.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEnsino de ecologiapor
dc.subjectAbordagem didáticapor
dc.subjectProdução científicapor
dc.subjectTeaching of ecologyeng
dc.subjectDidactic approacheseng
dc.subjectScientific productioneng
dc.titleEstratégias didáticas no ensino de Ecologia: um estado da arte com base em teses, dissertações e artigos científicos (2005 -2015)pt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Ecologia tem papel fundamental na formação de cidadãos capazes de entender os problemas ambientais contemporâneos e adotar uma postura crítica e comprometida com a sua solução. O objetivo deste trabalho foi analisar a contribuição didática na produção científica recente sobre o ensino de Ecologia no Brasil. Para isto, fez-se um levantamento da produção científica a respeito das estratégias didáticas utilizadas neste ensino no período entre 2005 e 2015. Foram obtidos 20 trabalhos, compreendendo artigos científicos (oito), dissertações (11) e tese de doutorado (uma), apresentando estratégias e recursos didáticos variados e enfocando diferentes níveis de ensino. A região Sudeste apresentou a maior quantidade de trabalhos (85%). O Cerrado e a Mata Atlântica foram os biomas mais citados, sendo de grande importância a abordagem didática dos ecossistemas locais.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstrategiasDidaticasEnsinoEcologia.pdf409,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.