Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8731
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sales, Adeline Brito | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Mariana Resende de | - |
dc.contributor.author | Landim, Myrna Friederichs | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-21T00:02:21Z | - |
dc.date.available | 2018-08-21T00:02:21Z | - |
dc.date.issued | 2011-09 | - |
dc.identifier.citation | SALES, A. B.; OLIVEIRA, M. R. de; LANDIM, M. F. Pesquisa em ensino em biologia: uma análise preliminar de periódicos nacionais. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 5., 2011, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos... São Cristóvão, SE: EDUCON, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8731 | - |
dc.description.abstract | Este estudio tuvo como objetivo identificar las tendencias actuales de las investigaciones en Enseñanza de la Biología. Para identificarlas, analizamos los artículos publicados sobre este tema de 2006 hasta 2010 en cinco periódicos científicos nacionales, reconocidos por la CAPES. Los resultados muestran que todavía existe una concentración de investigaciones en la región Sudeste de Brasil, además el nivel escolar más investigado es la Enseñanza Primaria, la mayoría de los artículos no se detienen a investigar un área específica de la Biología, siendo la investigación realizada de forma más genérica y los recursos didácticos es el tema más enfocado por los investigadores actualmente. Todavía existen varios vacios y preguntas que deben ser contestadas dentro del campo de investigación en enseñanza de Biología. Conviene a los investigadores identificarlas y buscar contestarlas/rellenarlas para que este campo de investigación educacional avance cada vez más. | por |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Pesquisa em ensino de biologia | por |
dc.subject | Produção científica | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Investigación en enseñanza de la biología | spa |
dc.subject | Producción científica | spa |
dc.subject | Enseñanza de las ciencias | spa |
dc.title | Pesquisa em ensino em biologia: uma análise preliminar de periódicos nacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse estudo tem como objetivo identificar as principais tendências atuais das pesquisas em Ensino de Biologia. Nesse sentido, foi realizada a análise de artigos publicados de 2006 a 2010 em cinco periódicos científicos nacionais, bem avaliados no Qualis (CAPES) na área de Ensino de Ciências e Matemática. Os resultados mostraram que ainda existe uma maior concentração da pesquisa na região Sudeste do Brasil, o nível escolar mais pesquisado é o Ensino fundamental, a maioria dos artigos não se restringe a uma subárea específica da Biologia, sendo a pesquisa feita de forma mais genérica, e os recursos didáticos são o foco temático mais pesquisado atualmente. Ainda existem várias lacunas e perguntas a serem respondidas dentro do campo da pesquisa em ensino de Biologia. Cabe aos pesquisadores identificá-las e procurar respondê-las/preenchê-las para que esse campo da pesquisa educacional avance cada vez mais. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TendenciasAtuaisEnsinoBiologia.pdf | 393,32 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.