Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/875
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo
Autor(es): Felipe Junior, Nelson Fernandes
Silveira, Márcio Rogério
Data do documento: 2008
Abstract: A mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços em transformação, resultantes da própria lógica do sistema capitalista. Partindo dessa premissa, tem-se que o crescimento da produção da natureza, das paisagens materiais e dos meios de produção conduz a um aumento progressivo da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes territórios. A acumulação de capitais no início do século XXI se baseia em processos de reordenamentos, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado, resultando no desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios. Os fixos (infraestruturas) são imprescindíveis para a circulação material e imaterial e para a formação de redes, conectando espaços produtores e centros consumidores. Diante desse contexto, a Hidrovia Tietê-Paraná e a intermodalidade contribuem com o transporte de mercadorias de baixo valor agregado (grãos e farelos) e intensificam as interações espaciais e o desenvolvimento regional.
Palavras-chave: Transporte fluvial
Intermodalidade
Hidrovia Tietê-Paraná
Infra-estrutura
Logística
Citação: FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. A Hidrovia Tietê-Paraná e o transporte intermodal no Estado de São Paulo. In: Encontro de Geógrafos da América Latina, 12., 2009, Montevidéu. Anais... Montevidéu, 2009.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/875
Aparece nas coleções:DGE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HidroviaIntermodal.pdf382,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.