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dc.contributor.authorLima, Alessandra Almeida de-
dc.contributor.authorMonteiro, Luciano Fernandes-
dc.contributor.authorVasconcelos, Cleiton Rodrigues de-
dc.date.accessioned2018-08-28T00:34:06Z-
dc.date.available2018-08-28T00:34:06Z-
dc.date.issued2017-04-
dc.identifier.citationLIMA, A. A.; MONTEIRO, L. F.; VASCONCELOS, C. R. Avaliação do desempenho dos serviços de saúde: análise das usuárias de uma unidade de atenção básica com base no modelo de Kano. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde (RGSS), São Paulo, SP, v. 6, n. 1, p. 42-51, jan-abr/2017. Disponível em: <http://doi.org/10.5585/rgss.v6i1.285>. Acesso em: 27 ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2316-3712-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8784-
dc.description.abstractThe outbreak of cases of children born with Zika virus-related microcephaly in northeastern Brazil since the end of 2015 has caused a growing search for prenatal services, and several Federal Management actions have been implemented that have guided better care for pregnant women and children with microcephaly throughout the country. In this context, this research evaluated the health services of Primary Care from the perspective of users attended prenatal care in a Basic Health Unit (UBS) in a capital city of the Northeast. It is a descriptive, exploratory study with field and bibliographic research developed with 35 pregnant women through a questionnaire based on the KANO model. As a result, the attributes considered satisfactory were: reception, infrastructure, health professionals (with the highest indexes) and other services (pharmacy and vaccination), as well as prenatal guidelines in general. Those considered dissatisfied with the highest indexes were: scheduling of the requested tests and waiting time (administrative organization), Community Health Agent and dental care (professional categories). Therefore, the attributes with the highest indexes were those directly related to health professionals (one-dimensional), highlighting the relevance of this type of care to achieve satisfactory levels of quality in health services, mainly due to the condition of the patientseng
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSSpt_BR
dc.subjectAvaliação do desempenhopor
dc.subjectServiço de atenção básica de saúdepor
dc.subjectModelo de KANOpor
dc.subjectPerspectiva das usuáriaspor
dc.subjectAtendimentopor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectPerformance evaluationeng
dc.subjectAttention service basic healtheng
dc.subjectKANO modeleng
dc.subjectPerspective of userseng
dc.titleAvaliação do desempenho dos serviços de saúde: análise das usuárias de uma Unidade de Atenção Básica com base no modelo de Kanopt_BR
dc.title.alternativeHealth services performance evaluation: analysis of users of a primary care unit based on the Kano modelpor
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO surto de casos de crianças nascidas com microcefalia relacionada ao vírus Zika no Nordeste do Brasil desde o final de 2015 causou uma crescente busca aos serviços de Pré-natal, sendo implantadas várias ações da Gestão Federal que orientaram um melhor atendimento das gestantes e das crianças com microcefalia em todo o País. Nesse contexto, esta pesquisa avaliou os serviços de saúde da Atenção Básica na perspectiva das usuárias atendidas no pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em uma capital do Nordeste. Sendo um estudo descritivo, exploratório com pesquisa de campo e bibliográfica, desenvolvido com 35 gestantes através de um questionário baseado no modelo de KANO. Como resultado, os atributos considerados satisfatórios foram: recepção, infraestrutura, profissionais de saúde (com os maiores índices) e outros serviços (farmácia e vacinação), bem como as orientações sobre o pré-natal de modo geral. Os considerados insatisfeitos com os maiores índices foram: agendamento dos exames solicitados e o tempo de espera (organização administrativa), Agente Comunitário de Saúde e atendimento odontológico (categorias profissionais). Portanto, os atributos com maiores índices foram os diretamente relacionados aos profissionais de saúde (unidimensionais), ressaltando a relevância desse tipo de atendimento para o alcance de níveis satisfatórios de qualidade nos serviços de saúde, principalmente pela condição em que se encontram as pacientes.pt_BR
dc.description.localSão Paulo, SPpt_BR
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