Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8817
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Iara Maria Campelo | - |
dc.contributor.author | Souza, Nielza da Silva Maia de | - |
dc.contributor.author | Azevedo, Ana Angélica Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-30T16:41:19Z | - |
dc.date.available | 2018-08-30T16:41:19Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, I. M. C.; AZEVEDO, A. A. P. ; SOUZA, N. S. M. Alfabetização inclusiva: narrativas e saberes de professoras. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 7., 2013, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2013. Disponível em: <http://ideallesistemas.com.br/gera_certificado_apresentacao.asp?url=http://www.educonse.com.br/viicoloquio/cdanais.asp?cod=873%20target=>. Acesso em: 30 ago. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8817 | - |
dc.description.abstract | The article analyzes the intertwined issues of understanding praxis inclusive of literacy from the reflection of the narratives and knowledge of the teachers. It is derived from the survey "The inclusive process of literacy: students with intellectual disabilities" linked to PAIRD / UFS. This is a qualitative research and developed in the methodological perspective of research training, it enables teachers to assume as researchers investigating their own knowledge. It is based on studies of Braggio, (2005); Ludke (2001); Mantoan, (2002); Novoa (2000). In the concluding remarks it is evident how the teachers, in the narratives of formation histories and their knowledge reveal the silencing of themselves, and how literacy to become inclusive need to break this process. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Narrativas | por |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Narrative | eng |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.title | Alfabetização inclusiva: narrativas e saberes de professoras | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo analisa as questões entrelaçadas à compreensão da práxis inclusiva da alfabetização a partir da reflexão das narrativas e saberes das professoras. É oriundo da pesquisa “O processo inclusivo da alfabetização: alunos com deficiência intelectual”, vinculada ao PAIRD/UFS. Pesquisa qualitativa e desenvolvida na perspectiva metodológica da pesquisa-formação, por possibilitar que as professoras se assumam como investigadoras que investiga seu próprio conhecimento. Fundamenta-se nos estudos de Braggio, (2005); Ludke (2001); Mantoan, (2001); Novoa, (2000). Nas considerações finais fica evidente o quanto, as professoras, nas narrativas das histórias de formação e seus saberes desvelam o silenciamento de si e o quanto a alfabetização para se fazer inclusiva requer romper com esse processo. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlfabetizacaoInclusivaNarrativasProfessoras.pdf | 218,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.