Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8817
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Iara Maria Campelo-
dc.contributor.authorSouza, Nielza da Silva Maia de-
dc.contributor.authorAzevedo, Ana Angélica Pinheiro-
dc.date.accessioned2018-08-30T16:41:19Z-
dc.date.available2018-08-30T16:41:19Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.citationLIMA, I. M. C.; AZEVEDO, A. A. P. ; SOUZA, N. S. M. Alfabetização inclusiva: narrativas e saberes de professoras. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 7., 2013, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2013. Disponível em: <http://ideallesistemas.com.br/gera_certificado_apresentacao.asp?url=http://www.educonse.com.br/viicoloquio/cdanais.asp?cod=873%20target=>. Acesso em: 30 ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8817-
dc.description.abstractThe article analyzes the intertwined issues of understanding praxis inclusive of literacy from the reflection of the narratives and knowledge of the teachers. It is derived from the survey "The inclusive process of literacy: students with intellectual disabilities" linked to PAIRD / UFS. This is a qualitative research and developed in the methodological perspective of research training, it enables teachers to assume as researchers investigating their own knowledge. It is based on studies of Braggio, (2005); Ludke (2001); Mantoan, (2002); Novoa (2000). In the concluding remarks it is evident how the teachers, in the narratives of formation histories and their knowledge reveal the silencing of themselves, and how literacy to become inclusive need to break this process.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.titleAlfabetização inclusiva: narrativas e saberes de professoraspt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoO artigo analisa as questões entrelaçadas à compreensão da práxis inclusiva da alfabetização a partir da reflexão das narrativas e saberes das professoras. É oriundo da pesquisa “O processo inclusivo da alfabetização: alunos com deficiência intelectual”, vinculada ao PAIRD/UFS. Pesquisa qualitativa e desenvolvida na perspectiva metodológica da pesquisa-formação, por possibilitar que as professoras se assumam como investigadoras que investiga seu próprio conhecimento. Fundamenta-se nos estudos de Braggio, (2005); Ludke (2001); Mantoan, (2001); Novoa, (2000). Nas considerações finais fica evidente o quanto, as professoras, nas narrativas das histórias de formação e seus saberes desvelam o silenciamento de si e o quanto a alfabetização para se fazer inclusiva requer romper com esse processo.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Appears in Collections:DED - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlfabetizacaoInclusivaNarrativasProfessoras.pdf218,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.