Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Aline Marques dos-
dc.contributor.authorLima, Iara Maria Campelo-
dc.date.accessioned2018-08-30T16:46:48Z-
dc.date.available2018-08-30T16:46:48Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.citationSANTOS, A. M. S. dos; LIMA, I. M. C. Um estudo sobre o letramento em salas de alfabetização: inclusão de alunos com deficiência. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/eixo_11/PDF/16.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8818-
dc.description.abstractThe article aims to analyze the indicators of literacy, in the process of formation of reading and writ in the inclusive classroom Inclusive Education. The difficulty in literacy of students with intellectual disabilities mobilized this investigation. The qualitative research is linked to the Scientific Initiation Program/PIIC/UFS, developed in 01 of the Municipal School class room X. The prospect is the methodology and case study tools for data collection, observation of lessons. The analysis is based on the socio cultural background that supports theoretical research. The results have revealed the intention of the teacher in working with literacy”, but the imprisonment the mechanistic conception of literacy has hindered the realization of the indicators that students, including those with intellectual disabilities have revealed.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectIntellectual deficiencyeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleUm estudo sobre o letramento em salas de alfabetização: inclusão de alunos com deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoO artigo tem como objetivo analisar os indicadores do letramento, no processo de constituição da leitura e da escrita, em sala de Educação Inclusiva. A dificuldade na alfabetização, de alunos com deficiência intelectual mobilizou essa investigação. A pesquisa é qualitativa vinculada ao Programa de Iniciação Cientifica/PIIC/UFS, desenvolvida em 01 sala aula da Escola Municipal X. A perspectiva metodologia é o estudo de caso e os instrumentos para coleta de dados, observação e registro das aulas. A análise se fundamenta na perspectiva sócio-histórico-cultural que dá sustentação teórica a pesquisa. Os resultados tem revelado a intencionalidade da professora no trabalho com o letramento, mas o aprisionamento na concepção mecanicista da alfabetização tem dificultado a percepção dos indicadores que os alunos, inclusive, os alunos com deficiência intelectual tem revelado.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:DED - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoLetramentoSalasAlfabetizacao.pdf526,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.