Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8827
Document Type: Artigo
Title: Política de iniciação científica e formação universitária: a perspectiva dos gestores
Authors: Nascimento, Marilene Batista da Cruz
Morosini, Marilia Costa
Guedes, Josevânia Teixeira
Issue Date: Dec-2015
Resumo : Esta investigação tem como objetivo identificar as inter-relações entre a IC e a formação universitária de egressos participantes dos Programas de Iniciação Científica (PIC), no período de 1995 a 2008, na perspectiva dos gestores. O lócus foi uma universidade privada em Sergipe/Brasil, no âmbito da graduação e pós-graduação. Trata-se de um estudo qualitativo a partir da análise de conteúdo das entrevistas realizadas a cinco gestores da universidade em questão. Os sujeitos desta investigação pontuaram que as Instituições de Ensino Superior privadas ainda têm muitas dificuldades a serem superadas para produzir conhecimento no mesmo nível das instituições públicas do país. Essa situação permite sinalizar que por mais avanços que se façam no campo da iniciação científica na instituição em estudo, ainda se tem muito a fazer para transformar essa política pública de ciência acessível aos alunos que de fato se interessarem em vivenciar essa experiência tão significativa de pesquisa.
Abstract: This article aims to identify the interrelationships between the scientific initiation and the university formation of the graduates participants of the Scientific Initiation Programs, from 1995 to 2008, in the perspective of managers. O locus was a private university in Sergipe/Brazil, in the scenery of the graduation and graduate schools. This is a qualitative study based on the content analysis of interviews conducted with five managers in this private university. The interviewees reported that private higher education institutions still have many difficulties to be overcome to produce knowledge on a par with public institutions of the country. This situation allows for more signal that advances that have in the IC field in the institution under study, there is still much to do to transform this public policy for science available to students who actually are interested in living this experience so significant research.________________________________________________________________________________________________________________________________
Este artículo tiene como objetivo identificar las interrelaciones entre la iniciación científica y la formación universitaria de los egresos participantes de los Programas de Iniciación Científica, en el periodo de 1995 a 2008, en la perspectiva de los gestores. El lugar era una universidad particular en Sergipe/Brasil, en el escenario de la graduación y graduación y postgrado. Se trata de un estudio cualitativo a partir del análisis de contenido de las entrevistas realizadas con cinco gestores de la universidad en cuestión. Los sujetos de esa investigación han puntuado que las Instituciones de Enseñanza Superior privadas aún tienen muchas dificultades a ser superadas para producir conocimiento en el mismo nivel de las instituciones públicas del país. Esa situación permite señalizar que por más avances que haya en el campo de la IC en la institución en estudio, todavía queda mucho por hacer para cambiar esa política pública de ciencia accesible a los alumnos que de hecho se interesen en vivenciar esa experiencia tan significativa de investigación.
Keywords: Iniciação científica
Formação universitária
Perspectiva dos gestores
Scientific initiation
University formation
Perspective of managers
Iniciación científica
Formación universitaria
Perspectiva de los gestores
ISSN: 1647-3582
Is part of: Indagatio Didactica
Language: por
Publisher / Institution : Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
Citation: NASCIMENTO, M. B. da C.; MOROSINI, M. C.; GUEDES, J. T. Política de iniciação científica e formação universitária: a perspectiva dos gestores. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 7, n. 3, p. 120-133, dez. 2015. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3559>. Acesso em: 31 ago. 2018.
License: Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/ID/about/submissions#copyrightNotice>.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8827
Appears in Collections:DEDI - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IniciacaoCientificaGestores.pdf700,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.