Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8827
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Política de iniciação científica e formação universitária: a perspectiva dos gestores |
Autor(es): | Nascimento, Marilene Batista da Cruz Morosini, Marilia Costa Guedes, Josevânia Teixeira |
Data do documento: | Dez-2015 |
Resumo: | Esta investigação tem como objetivo identificar as inter-relações entre a IC e a formação universitária de egressos participantes dos Programas de Iniciação Científica (PIC), no período de 1995 a 2008, na perspectiva dos gestores. O lócus foi uma universidade privada em Sergipe/Brasil, no âmbito da graduação e pós-graduação. Trata-se de um estudo qualitativo a partir da análise de conteúdo das entrevistas realizadas a cinco gestores da universidade em questão. Os sujeitos desta investigação pontuaram que as Instituições de Ensino Superior privadas ainda têm muitas dificuldades a serem superadas para produzir conhecimento no mesmo nível das instituições públicas do país. Essa situação permite sinalizar que por mais avanços que se façam no campo da iniciação científica na instituição em estudo, ainda se tem muito a fazer para transformar essa política pública de ciência acessível aos alunos que de fato se interessarem em vivenciar essa experiência tão significativa de pesquisa. |
Abstract: | This article aims to identify the interrelationships between the scientific initiation and the university
formation of the graduates participants of the Scientific Initiation Programs, from 1995 to 2008, in
the perspective of managers. O locus was a private university in Sergipe/Brazil, in the scenery of
the graduation and graduate schools. This is a qualitative study based on the content analysis of
interviews conducted with five managers in this private university. The interviewees reported that
private higher education institutions still have many difficulties to be overcome to produce knowledge
on a par with public institutions of the country. This situation allows for more signal that advances that
have in the IC field in the institution under study, there is still much to do to transform this public policy for science available to students who actually are interested in living this experience so significant
research.________________________________________________________________________________________________________________________________ Este artículo tiene como objetivo identificar las interrelaciones entre la iniciación científica y la formación universitaria de los egresos participantes de los Programas de Iniciación Científica, en el periodo de 1995 a 2008, en la perspectiva de los gestores. El lugar era una universidad particular en Sergipe/Brasil, en el escenario de la graduación y graduación y postgrado. Se trata de un estudio cualitativo a partir del análisis de contenido de las entrevistas realizadas con cinco gestores de la universidad en cuestión. Los sujetos de esa investigación han puntuado que las Instituciones de Enseñanza Superior privadas aún tienen muchas dificultades a ser superadas para producir conocimiento en el mismo nivel de las instituciones públicas del país. Esa situación permite señalizar que por más avances que haya en el campo de la IC en la institución en estudio, todavía queda mucho por hacer para cambiar esa política pública de ciencia accesible a los alumnos que de hecho se interesen en vivenciar esa experiencia tan significativa de investigación. |
Palavras-chave: | Iniciação científica Formação universitária Perspectiva dos gestores Scientific initiation University formation Perspective of managers Iniciación científica Formación universitaria Perspectiva de los gestores |
ISSN: | 1647-3582 |
Parte de : | Indagatio Didactica |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA) |
Citação: | NASCIMENTO, M. B. da C.; MOROSINI, M. C.; GUEDES, J. T. Política de iniciação científica e formação universitária: a perspectiva dos gestores. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 7, n. 3, p. 120-133, dez. 2015. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3559>. Acesso em: 31 ago. 2018. |
Licença: | Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/ID/about/submissions#copyrightNotice>. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8827 |
Aparece nas coleções: | DEDI - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IniciacaoCientificaGestores.pdf | 700,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.