Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8855
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Tiago Ferreira dos-
dc.contributor.authorSilva, José Fabiano da-
dc.contributor.authorNascimento, Marilene Batista da Cruz-
dc.date.accessioned2018-09-05T14:41:54Z-
dc.date.available2018-09-05T14:41:54Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.citationSANTOS, T. F. dos; SILVA, J. F. da; NASCIMENTO, M. B. da C. Programa Saúde na Escola: contribuições e limites na perspectiva dos professores. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO (SIMEDUC), 7., 2016, Aracaju. Anais eletrônicos... Aracaju: UNIT, 2016. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/view/3352>. Acesso em: 05 set. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2179-4901-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8855-
dc.description.abstractThis conclusion work of course aims to identify the contributions and limits of the School Health Program (PSE) in local public educational institutions of the city of Umbaúba/Sergipe, having as parameter the perspective of Biological Sciences teachers. It is a qualitative research developed from the dialectical method that starts with abstract concepts synthesis and along the walk allows discover and (re) build categories through mediation between the thought and the object. A questionnaire was applied with teachers who experienced the PSE since the implementation in 2013. The results signaled the PSE contributions to the redefinition of the Science/Biology curriculum and the development of more interactive lessons, and promote cross-cutting actions to scientific knowledge of the subjects with the theme health. The limits of PSE pass the lack of teaching materials and the need for continued formation in service with the involved professionals.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade da Universidade Tiradentes (GECES/UNIT/CNPq)pt_BR
dc.relation.ispartofVII Simpósio Internacional de Educação e Comunicação (SIMEDUC)pt_BR
dc.subjectPrograma saúde na escola (PSE)por
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectSchool health programeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectBiological scienceseng
dc.titlePrograma Saúde na Escola: contribuições e limites na perspectiva dos professorespt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacionalpt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo identificar as contribuições e os limites do Programa Saúde na Escola (PSE) nas instituições de ensino municipais da cidade de Umbaúba/Sergipe, tendo como parâmetro a perspectiva dos professores de Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir do método dialético que se inicia com conceitos sínteses abstratos e ao longo da caminhada possibilita descobrir e (re)construir categorias por meio da mediação entre o pensamento e o objeto. Aplicou-se questionário com os docentes que vivenciaram o PSE desde a implementação, em 2013. Os resultados sinalizaram as contribuições do PSE para a ressignificação do currículo de Ciências/Biologia e o desenvolvimento de aulas mais interativas, além de promover ações transversais voltadas ao conhecimento científico das disciplinas com o tema saúde. Os limites do PSE perpassam pela falta do material didático e pela necessidade de uma formação continuada em serviço com os profissionais envolvidos.pt_BR
dc.description.localAracaju, SEpt_BR
Aparece nas coleções:DEDI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProgramaSaudeEscola.pdf494,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.