Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8855
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Tiago Ferreira dos | - |
dc.contributor.author | Silva, José Fabiano da | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Marilene Batista da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T14:41:54Z | - |
dc.date.available | 2018-09-05T14:41:54Z | - |
dc.date.issued | 2016-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, T. F. dos; SILVA, J. F. da; NASCIMENTO, M. B. da C. Programa Saúde na Escola: contribuições e limites na perspectiva dos professores. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO (SIMEDUC), 7., 2016, Aracaju. Anais eletrônicos... Aracaju: UNIT, 2016. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/view/3352>. Acesso em: 05 set. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-4901 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8855 | - |
dc.description.abstract | This conclusion work of course aims to identify the contributions and limits of the School Health Program (PSE) in local public educational institutions of the city of Umbaúba/Sergipe, having as parameter the perspective of Biological Sciences teachers. It is a qualitative research developed from the dialectical method that starts with abstract concepts synthesis and along the walk allows discover and (re) build categories through mediation between the thought and the object. A questionnaire was applied with teachers who experienced the PSE since the implementation in 2013. The results signaled the PSE contributions to the redefinition of the Science/Biology curriculum and the development of more interactive lessons, and promote cross-cutting actions to scientific knowledge of the subjects with the theme health. The limits of PSE pass the lack of teaching materials and the need for continued formation in service with the involved professionals. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade da Universidade Tiradentes (GECES/UNIT/CNPq) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | VII Simpósio Internacional de Educação e Comunicação (SIMEDUC) | pt_BR |
dc.subject | Programa saúde na escola (PSE) | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Ciências biológicas | por |
dc.subject | School health program | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | Biological sciences | eng |
dc.title | Programa Saúde na Escola: contribuições e limites na perspectiva dos professores | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo identificar as contribuições e os limites do Programa Saúde na Escola (PSE) nas instituições de ensino municipais da cidade de Umbaúba/Sergipe, tendo como parâmetro a perspectiva dos professores de Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir do método dialético que se inicia com conceitos sínteses abstratos e ao longo da caminhada possibilita descobrir e (re)construir categorias por meio da mediação entre o pensamento e o objeto. Aplicou-se questionário com os docentes que vivenciaram o PSE desde a implementação, em 2013. Os resultados sinalizaram as contribuições do PSE para a ressignificação do currículo de Ciências/Biologia e o desenvolvimento de aulas mais interativas, além de promover ações transversais voltadas ao conhecimento científico das disciplinas com o tema saúde. Os limites do PSE perpassam pela falta do material didático e pela necessidade de uma formação continuada em serviço com os profissionais envolvidos. | pt_BR |
dc.description.local | Aracaju, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEDI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProgramaSaudeEscola.pdf | 494,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.