Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, José Valter-
dc.contributor.authorLucini, Marizete-
dc.date.accessioned2018-09-06T11:47:41Z-
dc.date.available2018-09-06T11:47:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCASTRO, J. V.; LUCINI, M. A produção de álbuns fotográficos nas aulas de história como experiência de educação patrimonial. EBR - Educação Básica Revista, Sorocaba, v. 4, n. 1, p. 34-50, 2018. Disponível em: <http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/REB/article/view/261>. Acesso em: 06 set. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2447-5971-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8860-
dc.description.abstractThis text proposes to discuss how the production of a photographic album about heritage, in a Patrimonial Education project, constitutes a differentiated practice for teaching History in High School. By mobilizing the collective memory of the group and the scholarly knowledge discussed in History classes, the young people produce a narrative about the local cultural heritage and develop a historical sensitivity regarding the signs and marks of the present time in their surroundings, making possible a reflection on the past.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)pt_BR
dc.relation.ispartofEBR - Educação Básica Revistapt_BR
dc.subjectÁlbuns fotográficospor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectMemória coletivapor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectPhotographic albumseng
dc.subjectTeaching historyeng
dc.subjectCollective memoryeng
dc.subjectCultural heritageeng
dc.titleA produção de álbuns fotográficos nas aulas de história como experiência de educação patrimonialpt_BR
dc.title.alternativeThe production of a photographic album in a patrimonial education projecteng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
dc.description.resumoEste texto se propõe a discutir como a produção de um álbum fotográfico sobre o patrimônio, num projeto de Educação Patrimonial, se constitui numa prática diferenciada para o ensino de História no Ensino Médio. Ao mobilizar a memória coletiva do grupo e os saberes escolares discutidos nas aulas de História, os jovens produzem uma narrativa sobre o patrimônio cultural local e desenvolvem uma sensibilidade histórica quanto aos indícios e marcas do tempo presente no seu entorno, tornando possível uma reflexão sobre o passado.pt_BR
dc.description.localSorocaba, SPpt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlbunsFotograficosAulasHistoria.pdf666,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.