Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8864
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: História e artefatos culturais na contemporaneidade: o ensino de história e a produção de identidades no colégio estadual Senador Lourival Baptista
Autor(es): Fontes, Paloma de Oliveira
Lucini, Marizete
Data do documento: Mai-2017
Resumo: O presente estudo apresenta os resultados da pesquisa intitulada “História e artefatos culturais na contemporaneidade”. A investigação objetivou realizar uma análise sobre o uso dos suportes didáticos em uma escola da zona rural e as possíveis identificações estabelecidas entre os conteúdos abordados e a experiência vivenciada pelos estudantes. Inicialmente identificamos quais e como estes suportes didáticos foram mobilizados para o ensino de história, bem como observamos as interações evidenciadas pelos estudantes em seu uso. Observou-se que os suportes didáticos utilizados possibilitam o estabelecimento de processos de identificação. No entanto, as relações possíveis nem sempre são evidenciadas, carecendo de mediação docente para que as mesmas ocorram.
Abstract: The present study presents the results of the research entitled "History and cultural artifacts in contemporary times". The research aimed to analyze the use of educational materials in a rural school and the possible identifications established between the content addressed and the experience lived by the students. Initially we identified which and how these didactic supports were mobilized for the teaching of history, as well as observed the interactions evidenced by the students in their use. It was observed that the didactic supports used allow the establishment of identification processes. However, the possible relationships are not always evident, lacking teacher mediation for them to occur.
Palavras-chave: Ensino de história
Educação do campo
Identidade
Recursos didáticos
Field education
History teaching
Identity
Didactic resources
ISSN: 2179-0663
Parte de : X Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope) / XI Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie)
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor da Universidade Tiradentes (GPGFOP/Unit/CNPq)
Citação: FONTES, P. de O., LUCINI, M. História e artefatos culturais na contemporaneidade: o ensino de história e a produção de identidades no colégio estadual Senador Lourival Baptista. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 10.; FÓRUM PERMANENTE INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 11., 2017, Aracaju. Anais eletrônicos... Aracaju: UNIT, 2017. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/4827>. Acesso em: 06 set. 2018.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8864
Aparece nas coleções:DED - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArtefatosCulturaisContemporaneidade.pdf465,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.