Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8883
Document Type: Monografia
Title: Transexualidade e o processo transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS) : nova demanda para o Serviço Social
Authors: Santos, Paloma Rocha
Issue Date: 20-Apr-2017
Advisor: Santos, Vera Núbia
Resumo : O Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS), trata da redesignação sexual, que objetiva alterar fisicamente o transexual, a partir de características externas que identificam cada sexo, trazendo-lhe com isso bem estar e melhor aceitação do seu corpo modificado. A presente pesquisa evidencia o transexual enquanto cidadão de direitos, seu acesso à saúde e seu desejo de readequação corporal, propondo refletir sobre os Direitos Humanos (DH), e o Serviço Social na perspectiva da garantia de direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), trazendo para essa reflexão a atuação do assistente social enquanto categoria que luta pela emancipação humana. A pesquisa considera o procedimento metodológico por meio de revisão de literatura e documental, através de leituras e fichamentos para elaboração da análise a respeito da temática. A coleta de dados foi realizada através da busca ativa de informações coletadas via internet, nas páginas oficiais das entidades e instituições. A pesquisa foi do tipo exploratória, fazendo uso do método histórico dialético para interpretar a realidade, tendo como resultado uma reflexão sobre a inserção do Serviço Social na defesa dos direitos humanos LGBT, sua atuação enquanto profissional da saúde, e uma reflexão sobre o Processo Transexualizador no SUS enquanto nova demanda posta ao Serviço Social.
Keywords: Serviço social
Ensino de serviço social
SUS
Sistema Único de Saude (Brasil)
LGBT
Direitos Humanos
Transexualismo
Minorias sexuais
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DSS - Departamento de Serviço Social – São Cristóvão - Presencial
Citation: SANTOS, Paloma Rocha. Transexualidade e o processo transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS) : nova demanda para o Serviço Social. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (Bacharelado em Serviço Social) - Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8883
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paloma_Rocha_Santos.pdf422,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.