Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8890
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Reflexões sobre meio ambiente e o desenvolvimento da educação ambiental na Escola Municipal José Conrado de Araújo, Aracaju-SE
Autor(es): Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Rezende, Ayslan Sobral
Araújo, Maria Inêz Oliveira
Data do documento: Set-2016
Resumo: As dimensões ambientais configuram-se crescentemente como uma questão que diz respeito ao conjunto dos atores do universo educativo, potencializado pelo envolvimento da comunidade escolar como um todo. Contudo, tendo em vista problemática atual que envolve o meio ambiente e seu processo de degradação, a Educação Ambiental adquiriu grande destaque como possibilidade de diminuir ou amenizar tal processo por meio de pressupostos e ações educativas. Neste sentido, esta pesquisa se propôs a explicitar as concepções de Educação Ambiental e de meio ambiente na visão de alguns professores da Escola Municipal José Conrado de Araújo, de 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, de Aracaju-SE. Diante do exposto, optou-se por uma abordagem qualitativa por meio do estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas. Baseando-se nas concepções de meio ambiente dos(as) entrevistados(as), percebe-se o quanto o campo da Educação Ambiental é heterogêneo, indicando múltiplos olhares e, portanto diferentes práticas pedagógicas em relação ao ambiente.
Abstract: Environmental dimensions shape up increasingly as an issue that concerns all the actors of the educational world, enhanced by the involvement of the school community as a whole. However, in view current problems involving the environment and its degradation process, the Environmental Education acquired great prominence as a possibility to reduce or mitigate such a process through assumptions and educational activities. In this sense, this research aimed to explain the concepts of environmental education and environment in the view of some teachers of the School José Conrado de Araújo, from 6th to 9th years of elementary school in the city of Aracaju-SE. Given the above, we opted for a qualitative approach through case study, using as a tool: a semi-structured interview. Based on the environmental concepts of respondents perceive it as the field of environmental education is heterogeneous, indicating multiple looks and therefore different pedagogical practices on the environment.
Palavras-chave: Concepções
Educação ambiental
Meio Ambiente
Conceptions
Education environmentally
Environment
ISSN: 1982-
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: NEPOMUCENO, A. L. de O.; REZENDE, A. S.; ARAÚJO, M. I. O. Reflexões sobre meio ambiente e o desenvolvimento da Educação Ambiental na Escola Municipal José Conrado de Araújo, Aracaju-SE. In: Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 10., 2016, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão, SE: Universidade Federal de Sergipe, 2016. Disponível em: <http://anais.educonse.com.br/2016/reflexoes_sobre_meio_ambiente_e_o_desenvolvimento_da_educacao_amb.pdf> Acesso em: 11 set. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8890
Aparece nas coleções:DBI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReflexoesDesenvolvimentoEducaçaoAmbiental.pdf360,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.