Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8894
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Discutindo a educação ambiental crítica e a formação de educadores ambientais: alternativas metodológicas para a E. M. Antônio Francisco dos Santos, de Nossa Senhora da Glória – Sergipe |
Autor(es): | Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira Lima, Gleice Prado |
Data do documento: | Set-2014 |
Resumo: | A Educação Ambiental é discutida ao longo de décadas, entretanto, aspectos na aplicação teórico-prática ainda são vinculados a valores conservadores, gerando armadilhas paradigmáticas, nas representações dos docentes, devido a fracassos como a elucidação da questão socioambiental. Baseando-se neste fato, este trabalho será desenvolvido na Escola Municipal Antônio Francisco dos Santos, localizada na periferia de Nossa Senhora da Glória – SE. Com o objetivo de analisar as dificuldades dos professores, se existirem, sobre as práticas socioambientais desenvolvidas na escola e, indicar alternativas metodológicas para a implementação da Educação Ambiental Crítica. Para tal serão aplicados questionários, entrevistas e desenvolvimento de práticas pedagógicas ancoradas na perspectiva crítica da dimensão socioambiental. Espera-se com isso, que as práticas com fragmentadas sejam superadas pela perspectiva transformadora e crítica da Educação Ambiental. |
Abstract: | Environmental education is discussed for decades, however, the theoretical and practical aspects of implementation are still tied to conservative values&8203;&8203;, generating paradigmatic traps, the representations at the teachers due to failures as the elucidation of the environmental issue. Based on this fact, this work will be developed at the Municipal School Antônio Francisco dos Santos, located on the outskirts of our lady of Glory - SE. In order to analyze the difficulties of teachers, if any, about the environmental practices developed at school and indicate methodological alternatives for the implementation of Critical Environmental Education. For such questionnaires, interviews and development of pedagogical practices anchored in critical perspective of social and environmental dimension will apply. It is hoped that, with fragmented practices that are overcome by changing perspective and critique of Environmental Education. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Formação de professores Metodologias Environmental education Methodologies Teacher Training |
ISSN: | 1982-3657 |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citação: | NEPOMUCENO, A. L. de O.; LIMA, G. P. Discutindo a educação ambiental crítica e a formação de educadores ambientais: alternativas metodológicas para a E. M. Antônio Francisco dos Santos, de Nossa Senhora da Glória – Sergipe. In: Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 8., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão, SE: Universidade Federal de Sergipe, 2014. Disponível em: <http://anais.educonse.com.br/2014/discutindo_a_educacao_ambiental_critica_e_a_formacao_de_educadore.pdf>. Acesso em: 11 set. 2018. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8894 |
Aparece nas coleções: | DBI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducacaoAmbientalFormacaoEducadores.pdf | 252,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.