Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-09-15T00:07:13Z-
dc.date.available2018-09-15T00:07:13Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.citationCOLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 10., 2016, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2016. Disponível em: <http://educonse.com.br/xcoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 14 set. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8918-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do X Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.titleX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 20 - Educação e ensino de matemática, ciências exatas e ciências da naturezapt_BR
dc.title.alternativeEDENILZA MENDONÇA DE SANTANA - UM EXEMPLO DE ATIVIDADE PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADES DO PENSAMENTO CRÍTICO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICApor
dc.title.alternativeALANNE DE JESUS CRUZ - ENSAIO TEÓRICO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA E A RELAÇÃO COM O SABERpor
dc.title.alternativeALDIRENE PINHEIRO SANTOS - O ENSINO DE QUÍMICA NS PERSPECTIVA DO MODELO CTS NAS ESCOLAS CENTROS EXPERIMENTAIS DE ARACAJUpor
dc.title.alternativeALEILSON DA SILVA RODRIGUES - RODA DE CONVERSA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O APRENDIZADO SOBRE MEIO AMBENTE POR INTERAÇÃO ENTRE ESTUDANTESpor
dc.title.alternativeALIXANDRE MARQUES CRUZ - ATIVIDADES MATEMÁTICAS DO PIBID/MAT/UFS: UM RELATO SOBRE INTERAÇÃO, JOGOS E MANIPULAÇÃO DE MATERIAISpor
dc.title.alternativeANA CÁCIA SANTOS - UMA HISTÓRIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEpor
dc.title.alternativeANA CÁCIA SANTOS - CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIApor
dc.title.alternativeANGELA MARIA FERREIRA BELÉM - EDUCAR PARA PREVINIR DOENÇAS CAUSADAS PELO MOSQUITO AEDES AEGYPTI: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DOS ANOS INICIAISpor
dc.title.alternativeANIELLY ILDEFONSO SANTOS LOPES - MATEMÁGICA: UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICApor
dc.title.alternativeANTHONIBERG CARVALHO DE MATOS - UM ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (EJAF) DE ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ARACAJU/SEpor
dc.title.alternativeANTONIA GIVALDETE DA SILVA - REFLEXÕES SOBRE O LUGAR DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGOpor
dc.title.alternativeANTONIO HAMILTON DOS SANTOS - UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS MÉTODOS APLICADOS AO ENSINO DE QUÍMICA COM DOIS EDUCADORES PARCEIROS: O ENSINO DE QUÍMICA E A METODOLOGIA TEMAS GERADORESpor
dc.title.alternativeANTONIO MARCELO ARAÚJO BEZERRA - AS ESTRUTURAS ADITIVAS E OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: UM PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃOpor
dc.title.alternativeCARLONEY ALVES DE OLIVEIRA - CULTURA DIGITAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO APLICATIVOS EM TEMPOS DE DISPOSITIVOS MÓVEISpor
dc.title.alternativeCRISTIANO MARINHO DA SILVA - A MATEMÁTICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕESpor
dc.title.alternativeDAGMAR BRAGA DE OLIVEIRA - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AFETIVIDADE: UMA DISCUSSÃO PERTINENTE NA CONTEMPORANEIDADE.por
dc.title.alternativeDAIANE DE SANTANA SANTOS - UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS INTERAÇÕES ENTRE PROFESSOR-ALUNO E ALUNO-ALUNO EM AULAS DE MATEMÁTICApor
dc.title.alternativeDANIELA SANTOS DE JESUS - ANÁLISE DE TRABALHOS PRODUZIDOS SOBRE A TEMÁTICA QUÍMICA E LIVRO DIDÁTICO ENTRE 2010 E 2016por
dc.title.alternativeDANIELLE BARBOSA BEZERRA - O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DIÁLOGOS E PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOSpor
dc.title.alternativeDAVI ANTONIO RODRIGUES FRAGA - ARGUMENTAÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICASpor
dc.title.alternativeDÉBORA EVANGELISTA REIS OLIVEIRA - METODOLOGIA DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIApor
dc.title.alternativeDIEGO DE JESUS FERREIRA - UMA LEITURA, UMA FALA E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA.por
dc.title.alternativeELISÂNGELA DE ANDRADE SANTOS - ATIVIDADES LÚDICAS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE FÍSICApor
dc.title.alternativeERICARLA DE JESUS SOUZA - O USO DE JOGOS E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM: CAMPEONATO DE AVIÕES DE PAPEL E O ENSINO DE HIDRODINÂMICApor
dc.title.alternativeERICARLA DE JESUS SOUZA - ENSINO DE FÍSICA A PARTIR DE CENAS DE FILMES DE FICÇÃO CIENTIFICApor
dc.title.alternativeEVERTON SANTOS OLIVEIRA - INVESTIGANDO OS DEBATES SOBRE FENÔMENOS ELÉTRICOS, ESTRUTURA DA MATÉRIA E MICHAEL FARADAY PRESENTES NOS TRABALHOS DO ENPECpor
dc.title.alternativeFÁBIO HENRIQUE GONÇALVES CONCEIÇÃO - RELAÇÃO COM O SABER: CONCEPÇÃO E O SENTIDO QUE OS ALUNOS DOS ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRIBUEM A LEITURA NA MATEMÁTICApor
dc.title.alternativeFERNANDA DA COSTA LIMA - CONTEXTUALIZANDO A FORMAÇÃO DE MISTURAS E SEUS MÉTODOS DE SEPARAÇÃO ATRAVÉS DE UMA OFICINA TEMÁTICA BASEADA NA PRODUÇÃO DE CERÂMICAS VERMELHAS: IMPORTANTE ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DO AGRESTE SERGIPANOpor
dc.title.alternativeFERNANDO CARVALHO SANTOS - PENSAMENTO CRÍTICO E PENSAMENTO CRIATIVO: UMA REFLEXÃO NO ENSINO DE CIÊNCIASpor
dc.title.alternativeFRANCISCA MARCIA COELHO DE MENESES - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃOpor
dc.title.alternativeGERLANDIA MARIA BEZERRA MELO - LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA A PARTIR DE TRECHOS DE FILMES.por
dc.title.alternativeGICÉLIA MARIA DE OLIVEIRA SANTOS - ELEMENTOS DA DIDÁTICA NO CONTEXTO DO PIBID: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICApor
dc.title.alternativeGIDARLEY SANTANA RODRIGUES - A ARGUMENTAÇÃO DE FENÔMENOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE DE CONCEITOS ELABORADOS POR ESTUDANTES DE 06 A 10 ANOS PARTICIPANTES DO PROJETO CIÊNCIA SOBRE RODASpor
dc.title.alternativeGRACINEIDE BARROS SANTOS - APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E LUDICIDADE: REFLEXÕES TEÓRICAS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICASpor
dc.title.alternativeGRACINEIDE BARROS SANTOS - LUDICIDADE E APRENDIZAGEM: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICASpor
dc.title.alternativeHENRIQUE CARDOSO SILVA - A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA BAHIApor
dc.title.alternativeIGOR DOS SANTOS LIMA - CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA MICRORREGIÃO DE SÃO RAIMUNDO NONATO – PI SOBRE O LIVRO DIDÁTICOpor
dc.title.alternativeJAIME RODRIGUES DA SILVA - CONTEXTUALIZAÇÃO POR OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ESTÍMULO À APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE FUNÇÕES ORGÂNICASpor
dc.title.alternativeJAIME RODRIGUES DA SILVA - INVESTIGANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DISPONÍVEIS NO PNLD/2016 ATRAVÉS DO CONTEÚDO DE FUNÇÕES INORGÂNICASpor
dc.title.alternativeJAIME RODRIGUES DA SILVA - AS CIÊNCIAS NA CULTURA INDÍGENA: OS COCARES E A QUESTÃO DA COLORAÇÃO NAS PENAS DOS PÁSSAROSpor
dc.title.alternativeJAMISON LUIZ BARROS SANTOS - A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS COMO SUPORTE PARA A APRENDIZAGEM DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: POSSIBILIDADES DE APROXIMAÇÕES COM OS PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DIDÁTICApor
dc.title.alternativeJEFFERSON DOS SANTOS FERREIRA - UMA CARACTERIAZAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM SERGIPEpor
dc.title.alternativeJEFFERSON FELIPE ALBUQUERQUE CAVALCANTE - O USO DA LINGUAGEM LOGO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.title.alternativeJEFFERSON FELIPE ALBUQUERQUE CAVALCANTE - A GINCANA NO ENSINO DA MATEMÁTICApor
dc.title.alternativeJENNYFER ALVES ROCHA - SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE RADIOATIVIDADE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA.por
dc.title.alternativeJÉSSICA CRAVO SANTOS - MATERIAIS DE ENSINO E OS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: APROXIMAÇÕES COM PRODUÇÕES EM E SOBRE SERGIPEpor
dc.title.alternativeJOANA KELLY SOUZA DOS SANTOS - PRÁTICA DE PESQUISA: ENTENDIMENTO DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – UFSpor
dc.title.alternativeJOÃO PAULO ATTIE - CONSIDERAÇÕES REFERENTES AO CONCEITO DE VARIÁVELpor
dc.title.alternativeJOSEFA BETANIA VILELA COSTA - ARBORIZAÇÃO URBANA ATRAVÉS DE UM VIVEIRO DE MUDASpor
dc.title.alternativeJOSENILSON FELIZARDO DOS SANTOS - MATEMÁTICA E ARTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?por
dc.title.alternativeJOSIANE CORDEIRO DE SOUSA SANTOS - AS DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICOpor
dc.title.alternativeJULIANA PRUDENTE SOUZA NASCIMENTO - AS RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NOS TEXTOS COMPLEMENTARES DE ECOLOGIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIASpor
dc.title.alternativeJÚLIO CÉSAR RUFINO DE FREITAS - ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM POR RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE SEXUALIDADEpor
dc.title.alternativeKAMILLA VENTURA DA SILVA LOPES - OS BENEFÍCIOS DA ASTRONOMIA PARA A SOCIEDADE COMO FONTE DE MOTIVAÇÃO PARA O SEU ENSINOpor
dc.title.alternativeKARLA IZABELLA SANTOS - ALTERNATIVAS EDUCATIVAS: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICApor
dc.title.alternativeKHALIL OLIVEIRA PORTUGAL - AVALIANDO AS VISÕES ACERCA DA NATUREZA DA CIÊNCIA DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO: UM TESTE DE ESTUDOpor
dc.title.alternativeKLEYFTON SOARES DA SILVA - A LUDICIDADE COMO POSSIBILIDADE DE MEDIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS SUPERIORESpor
dc.title.alternativeLAIZ SOUSA LIMA - A LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO A PARTIR DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IIpor
dc.title.alternativeLEANDRO ELEUTERIO DA SILVA - O CINEMA NA ESCOLA: O USO DE FILMES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICApor
dc.title.alternativeLICYA SUYANE RODRIGUES ALVES - O PIBIC JR. NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFS - CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO/SEpor
dc.title.alternativeLIDIANY BEZERRA SILVA DE AZEVEDO - ESTUDOS RELACIONADOS À ÁREA DE ELETRICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.title.alternativeLILIANE OLIVEIRA DE BRITO - ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUÍÇOES DOS VÍDEOS DA SÉRIE “DE ONDE VEM?”por
dc.title.alternativeLUCAS NESLON DA SILVA - ENSINO DE QUÍMICA: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARAPIRACA-ALpor
dc.title.alternativeLUCIENE DOS SANTOS - UMA BOA OPÇÃO PARA LEDOR: O PROFESSOR DE MATEMÁTICApor
dc.title.alternativeMARIA EMÍLIA DA SILVA - RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O SUBPROJETO PIBID NA ÁREA DE MATEMÁTICApor
dc.title.alternativeMARIA IZABEL GASPAR MARTINS - CRENÇAS E CONCEPÇÕES DOS DISCENTES SOBRE OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS NA DISCIPLINA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIApor
dc.title.alternativeMARIA JOSE GUIMARAES VIEIRA - ESPAÇOS NÃO-FORMAIS: PROMOÇÃO DE LETRAMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO NA SOCIEDADEpor
dc.title.alternativeMARIA LIDIANNY DA SILVA MOURA - O GEOPLANO COMO ESTRATÉGIA DE AÇÃO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: ALGUMAS REFLEXÕES E ANÁLISESpor
dc.title.alternativeMARÍLIA LAYSE ALVES DA COSTA - A FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS PELO ESTUDO DA QUÍMICApor
dc.title.alternativeMARÍLIA LAYSE ALVES DA COSTA - A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NA QUÍMICApor
dc.title.alternativeMAYANA MIRELLY HORTA SANTOS - ABORDAGEM CONTEXTUAL DAS ELETRICIDADES DE GALVANI E FARADAYpor
dc.title.alternativeMÁRCIA DA SILVA LIMA LUNA - TIPOS DE PROBLEMA: SEU USO EM SALA DE AULApor
dc.title.alternativeMÁRCIO PONCIANO DOS SANTOS - ALVÉOLOS MATEMÁTICOS: ABELHAS EXÍMIAS MATEMÁTICASpor
dc.title.alternativeMELINA BARBOSA DE ALENCAR - AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA DISCIPLINA DE TRIGONOMETRIA PELOS ALUNOS DO 1ª SEMESTRE DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFCE – CAMPUS CEDROpor
dc.title.alternativeMÉRCIA CRISTINA DOS SANTOS FARIAS - O PAPEL DA “AVALIAÇÃO” E O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO DE MATEMÁTICApor
dc.title.alternativeNAIARA PINTO DOS REIS - A TENDÊNCIA METODOLÓGICA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA AO LONGO DE MINHA FORMAÇÃO DOCENTEpor
dc.title.alternativeNIELCE MENEGUELO LOBO DA COSTA - JOGOS PARA ENSINO DE TRIGONOMETRIA: APRENDIZAGEM OU LUDICIDADE?por
dc.title.alternativeNIRLY ARAUJO DOS REIS - ABORDAGEM CONTEXTUAL NO PIBID: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICApor
dc.title.alternativeRAQUEL PAES BASTOS FRANCO - PROJETOS: FORMAS LÚDICAS DE DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS E TANGRAM E SUAS HABILIDADESpor
dc.title.alternativeRENATA DAPHNE SANTOS IZAIAS - A EXPERIMENTAÇÃO NA EJA: OS DIFERENTES ENFOQUES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZApor
dc.title.alternativeRENATO ARAÚJO TORRES DE MELO MOUL - O COLETIVO DO PENSAMENTO E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DE BIOQUÍMICApor
dc.title.alternativeRENATO ARAÚJO TORRES DE MELO MOUL - PASSOS, PERCALÇOS E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE ZOOLOGIApor
dc.title.alternativeRODRIGO BALDOW DE SOUZA - A MATUTA E O CASO GALILEU: O ENSINO DE FÍSICA EM QUADRINHOSpor
dc.title.alternativeRUBIANA PASSOS CUSTÓDIO - A PRODUÇÃO DE JORNAL CIENTÍFICO ESCOLAR: FERRAMENTA MOBILIZADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMpor
dc.title.alternativeSABRINO TANIEL REIS DOS SANTOS - OBJETOS VIRTUAIS PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS FUNDAMENTAISpor
dc.title.alternativeSIDCLEY DALMO TEIXEIRA CALDAS - CONCEPÇÕES SOBRE LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM A PRESENÇA DE CANÇÕESpor
dc.title.alternativeSILVÂNIA DA SILVA COSTA - CONHECENDO SOBRE A EVOLUÇÃO DA CONTAGEM E IDENTIFICANDO A ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.title.alternativeTATIANE HILÁRIO DE LIRA - ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA COM ELETRICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.title.alternativeTEREZA CRISTINA DOS SANTOS PAIXÃO - A EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES MATEMÁTICOSpor
dc.title.alternativeTHAMIRES DA SILVA SOUSA - ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICApor
dc.title.alternativeUILDE DE SANTANA MENEZES - ENSINO DE QUÍMICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕESpor
dc.title.alternativeUILDE DE SANTANA MENEZES - OS JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMpor
dc.title.alternativeVALÉRIA RESENDE DE MELO - CÁLCULO I NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEpor
dc.title.alternativeVANILDO DOS SANTOS SILVA - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UMA ANÁLISE SOBRE A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES FINAISpor
dc.title.alternativeVANILDO DOS SANTOS SILVA - A POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DO USO DE TAREFAS DE NATUREZA EXPLORATÓRIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA COM AS TURMAS DA EJApor
dc.title.alternativeWILMA FERNANDES ROCHA - A CONSTRUÇÃO DE UM ENTENDIMENTO PARA SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS A PARTIR DAS FONTES DE SERGIPEpor
dc.typeAnais completos de Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2016 - X Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
um_exemplo_de_atividade_para_avaliacao_de_capacidades_do_pensamento.pdf330,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensaio_teorico_sobre_formacao_docente_em_matematica_e_a_relacao.pdf214,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
o_ensino_de_quimica_ns_perspectiva_do_modelo_cts_nas_escolas.pdf326,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
roda_de_conversa_uma_proposta_metodologica_para_o_aprendizado.pdf290,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
atividades_matematicas_do_pibidmatufs_um_relato_sobre_interacao.pdf235,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
uma_historia_do_curso_de_licenciatura_em_fisica_na_universidade.pdf277,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
contribuicao_da_experimentacao_no_ensino_de_ciencias_um_relato.pdf235,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educar_para_previnir_doencas_causadas_pelo_mosquito_aedes_aegypti.pdf247,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
matemagica_um_importante_instrumento_para_o_ensino_da_matematica.pdf231,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
um_estudo_sobre_estrategias_adotadas_para_a_resolucao_de_problema.pdf273,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
reflexoes_sobre_o_lugar_da_matematica_na_formacao_do_pedagogo.pdf248,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
uma_analise_comparativa_entre_dois_metodos_aplicados_ao_ensino.pdf256,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
as_estruturas_aditivas_e_os_estudantes_de_pedagogia_um_processo.pdf280,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
cultura_digital_e_o_ensino_de_matematica_explorando_aplicativos.pdf286,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_matematica_e_o_ensino_de_matematica_algumas_consideracoes.pdf263,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educacao_ambiental_e_afetividade_uma_discussao_pertinente.pdf221,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
uma_investigacao_sobre_as_interacoes_entre_professoraluno_e_aluno.pdf280 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
analise_de_trabalhos_produzidos_sobre_a_tematica_quimica_e_livro.pdf242,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
o_ensino_de_ciencias_e_a_educacao_de_jovens_e_adultos_dialogos.pdf245,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
argumentacoes_de_professores_do_ensino_medio_sobre_a_representaca.pdf276,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
metodologia_de_recursos_didaticos_para_o_ensino_de_ciencias_e_bio.pdf287,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
uma_leitura_uma_fala_e_a_producao_de_significados_o_processo.pdf293,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
atividades_ludicas_como_instrumento_de_aprendizagem_nas_aulas.pdf241,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
o_uso_de_jogos_e_simulacao_computacional_como_instrumento.pdf306,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensino_de_fisica_a_partir_de_cenas_de_filmes_de_ficcao_cientifica.pdf221,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
investigando_os_debates_sobre_fenomenos_eletricos_estrutura.pdf278,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
relacao_com_o_saber_concepcao_e_o_sentido_que_os_alunos.pdf262,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
contextualizando_a_formacao_de_misturas_e_seus_metodos.pdf322,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
pensamento_critico_e_pensamento_criativo_uma_reflexao_no_ensino.pdf285,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_formacao_do_professor_que_ensina_matematica_nos_anos_iniciais.pdf257,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
leitura_e_escrita_nas_aulas_de_matematica_a_partir_de_trechos.pdf287,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
elementos_da_didatica_no_contexto_do_pibid_uma_analise_bibliografica.pdf321,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_argumentacao_de_fenomenos_cientificos_uma_analise_de_conceitos.pdf457,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
aprendizagem_matematica_e_ludicidade_reflexoes_teoricas_e_possibilidades.pdf349,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ludicidade_e_aprendizagem_reflexoes_teoricometodologicas.pdf276,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_didatica_e_a_formacao_inicial_de_professores_um_olhar_sobre_cursos.pdf248,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
concepcoes_dos_professores_de_ciencias_da_microrregiao_de_sao_raimundo.pdf331,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
contextualizacao_por_objetos_de_aprendizagem_no_estimulo_a_aprendizagem.pdf302,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
investigando_a_contextualizacao_presente_nos_livros_didaticos.pdf358,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
as_ciencias_na_cultura_indigena_os_cocares_e_a_questao_da_coloracao.pdf254,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_teoria_das_inteligencias_multiplas_como_suporte_para_a_aprendiz.pdf337,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
uma_caracteriazacao_da_historia_da_educacao_matematica_em_sergipe.pdf360,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
o_uso_da_linguagem_logo_no_ensino_de_matematica_na_educacao_basic.pdf239,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_gincana_no_ensino_da_matematica.pdf230,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequencia_de_ensinoaprendizagem_sobre_radioatividade_uma_proposta.pdf267,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
materiais_de_ensino_e_os_saberes_elementares_matematicos_aproxima.pdf324,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
pratica_de_pesquisa_entendimento_de_alunos_do_curso_de_licenciatura.pdf248,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
consideracoes_referentes_ao_conceito_de_variavel.pdf227,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
arborizacao_urbana_atraves_de_um_viveiro_de_mudas.pdf244,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
matematica_e_artes_nos_anos_iniciais_do_ensino_fundamental_um_dia.pdf292,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
as_dificuldades_de_ensino_e_aprendizagem_da_matematica_no_ensino_.pdf249,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
as_relacoes_cienciatecnologiasociedade_nos_textos_complementares_.pdf273,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
analise_de_uma_sequencia_didatica_baseada_no_ensino_e_na_aprendizagem.pdf418,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
os_beneficios_da_astronomia_para_a_sociedade_como_fonte_de_motivacao.pdf306,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
alternativas_educativas_abordagens_interdisciplinares_para_a_educacao.pdf270,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
avaliando_as_visoes_acerca_da_natureza_da_ciencia_de_alunos.pdf293,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_ludicidade_como_possibilidade_de_mediacao_para_o_desenvolvimento.pdf247,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_ludicidade_no_ensino_de_ciencias_no_ensino_fundamental_ii.pdf222,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
o_cinema_na_escola_o_uso_de_filmes_como_recurso_didatico_no_ensino.pdf264,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
o_pibic_jr_no_ensino_medio_tecnico_uma_experiencia_no_ifs_campus_.pdf216,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
estudos_relacionados_a_area_de_eletricidade_no_ensino_fundamental.pdf391,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
alfabetizacao_cientifica_nos_anos_iniciais_contribuicoes_dos_videos.pdf299,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensino_de_quimica_tendencias_e_perspectivas_da_formacao_continuada.pdf286 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
uma_boa_opcao_para_ledor_o_professor_de_matematica.pdf224,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
relato_de_experiencia_com_o_subprojeto_pibid_na_area_de_matematica.pdf228,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
crencas_e_concepcoes_dos_discentes_sobre_os_instrumentos_avaliativos.pdf259,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
espacos_naoformais_promocao_de_letramento_cultural_e_cientifico.pdf234,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
o_geoplano_como_estrategia_de_acao_para_o_ensino_de_geometria_plana.pdf261,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_falta_de_interesse_dos_alunos_pelo_estudo_da_quimica.pdf267,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_importancia_das_aulas_praticas_na_quimica.pdf263,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
abordagem_contextual_das_eletricidades_de_galvani_e_faraday.pdf270,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
tipos_de_problema_seu_uso_em_sala_de_aula.pdf268,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
alveolos_matematicos_abelhas_eximias_matematicas.pdf259,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
as_dificuldades_encontradas_na_disciplina_de_trigonometria_pelos.pdf292,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
o_papel_da_avaliacao_e_o_fracasso_escolar_no_ensino_de_matematica.pdf245,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_tendencia_metodologica_historia_da_matematica_uma_experiencia.pdf261,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogos_para_ensino_de_trigonometria_aprendizagem_ou_ludicidade.pdf230,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
abordagem_contextual_no_pibid_concepcoes_de_licenciandos_em_quimica.pdf370,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
projetos_formas_ludicas_de_demonstracoes_do_teorema_de_pitagoras.pdf227,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_experimentacao_na_eja_os_diferentes_enfoques_dos_professores.pdf280,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
o_coletivo_do_pensamento_e_a_construcao_de_conceitos_no_ensino.pdf307,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
passos_percalcos_e_perspectivas_do_ensino_de_zoologia.pdf314,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_matuta_e_o_caso_galileu_o_ensino_de_fisica_em_quadrinhos.pdf257,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_producao_de_jornal_cientifico_escolar_ferramenta_mobilizadora.pdf235,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
objetos_virtuais_para_o_estudo_das_funcoes_trigonometricas_fundamentais.pdf239,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
concepcoes_sobre_ludicidade_no_processo_de_ensino_e_aprendizagem.pdf294,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
conhecendo_sobre_a_evolucao_da_contagem_e_identificando_a_abordagem.pdf272,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensino_por_investigacao_e_alfabetizacao_cientifica_relatos.pdf283,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_educacao_infantil_e_a_construcao_dos_saberes_matematicos.pdf225 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
atividades_ludicas_no_ensino_de_matematica.pdf183,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensino_de_quimica_algumas_consideracoes.pdf264,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
os_jogos_no_ensino_de_matematica_algumas_consideracoes_teoricas.pdf261,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
calculo_i_na_universidade_federal_de_sergipe.pdf255,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
base_nacional_comum_curricular_uma_analise_sobre_a_matematica.pdf285,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_possibilidade_de_inclusao_do_uso_de_tarefas_de_natureza_exploratoria.pdf257,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
a_construcao_de_um_entendimento_para_saberes_elementares_aritmeticos.pdf323,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.