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dc.contributor.authorAragão, Natali Lima-
dc.date.accessioned2018-09-17T15:18:33Z-
dc.date.available2018-09-17T15:18:33Z-
dc.date.issued2018-05-03-
dc.identifier.citationARAGÃO, Natali Lima. Avaliação da capacidade funcional de crianças com paralisia cerebral. 2018. 1 CD-ROM. Monografia (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8922-
dc.description.abstractCerebral palsy (CP) is characterized by a set of postural and movement disorders that cause functional limitations. It is attributed to non-progressive, but mutable, disorders resulting from immature brain injury, and the major complaint in children with CP is motor impairment. The present study aimed to evaluate the functional capacity by (Pediatric Evaluation of Disability Inventory - PEDI), (Gross Motor Function Classification System – GMFCS) and (Manual Ability Classification System – MACS) of children with CP treated by Federal University of Sergipe physical therapy outpatient care. Sample was composed by seven children with CP (mean age: 3.8 years old). Findings showed children with greater motor impairment have reduced functional capacity by PEDI. Reduction is influenced by symptoms and clinical characteristics in CP children. In view of all results evidenced in this study, it is concluded that PEDI is a good measure to indicate functional disability and it serves as a basis for the characterization of the functional impairment of children with CP.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectDoençaspor
dc.subjectDiagnósticopor
dc.subjectPEDIpor
dc.subjectFuncionalidadepor
dc.subjectCerebral palsyeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectFunctionalityeng
dc.subjectChildreneng
dc.titleAvaliação da capacidade funcional de crianças com paralisia cerebralpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Iandra Maria Pinheiro de França-
dc.description.resumoA paralisia cerebral (PC) é caracterizada por um conjunto de desordens posturais e do movimento que causam limitações funcionais. É atribuída a distúrbios não-progressivos, porém mutáveis, decorrentes de lesão do cérebro imaturo, sendo o comprometimento motor a principal característica que as crianças com PC apresentam. O presente estudo teve como objetivo avaliar a capacidade funcional de crianças com paralisia cerebral através do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (Pediatric Evaluation of Disability Inventory - PEDI), (Gross Motor Function Classification System – GMFCS) e (Manual Ability Classification System – MACS) atendidas pelo Serviço de Fisioterapia da UFS-Lagarto. A amostra foi composta por sete crianças com PC (média de idade de 3,8 anos). Obteve-se através dos resultados que as crianças com maior acometimento motor tem a capacidade funcional reduzida. Essa redução é influenciada pelas características clinicas e a distribuição dos sintomas que as crianças apresentam. Diante dos resultados evidenciados neste estudo conclui-se que o PEDI é um bom instrumento para detectar incapacidade funcional e serve de base para a caracterização do comprometimento funcional de crianças com PC.pt_BR
dc.publisher.departmentDFTL - Departamento de Fisioterapia Lagarto – Lagarto - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Rosana Machado de-
dc.description.localLagarto, SEpt_BR
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