Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Isabel Cristina Oliveira da-
dc.date.accessioned2018-10-10T17:18:45Z-
dc.date.available2018-10-10T17:18:45Z-
dc.date.issued2018-01-11-
dc.identifier.citationSILVA, Isabel Cristina Oliveira da. Juventudes e expressividades musicais no espaço escolar do Alto Sertão de Alagoas. 2018. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9205-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a quantitative-qualitative, exploratory and descriptive research, which aims to understand how the relation youth, school and music works in Delmiro Gouveia, a city at the backwoods of Alagoas. We took as sample 116 young enrolled in the 3rd year of high school of Public School Luiz Augusto Azevedo de Menezes, who were interviewed through questionnaires, semi-structured interview and free observation of school routine. It was noted that these young build their identities through deconstruction of classic theory about the rural, denoting representations and lifestyle of their musical tastes, enlarged by virtual and concrete interactions. We found a diverse youth profile, with minimal age/series mismatch. The students are residents of village, district and local seat with their parents or relatives, and some are workers. It is a youth of very eclectic musical taste and some take part in musical performances in a most vehemently way with participation in religious choir and city orchestra. During the research, it was verified a school-youth-music relation, surrounded by tension and rules. At the same time it was noticed a somewhat sensitive look of the teachers and school management to the juvenile expressiveness. The reflections were guided by comprehensive incursions of Sociology and Education, with a humane and conscientious analysis of the data, and an understanding that the same research problem may present diverse interpretations depending on theoretical and methodological field. We conclude that this work contributes to the expansion of context and themes of research related to rural youth, and, also, to repeal pragmatic conceptions which states that school trajectories, cultural expressiveness, and life projects of rural youth are defined by destiny of class or local origins.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectEstilo de vidapor
dc.subjectAspectos culturaispor
dc.subjectIdentidade socialpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectAlto Sertão Alagoanopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectJuventude ruralpor
dc.subjectYouth cultureseng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectSchoolingeng
dc.subjectLifestyleeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectRural youtheng
dc.subjectRuralitieseng
dc.subjectMusiceng
dc.titleJuventudes e expressividades musicais no espaço escolar do Alto Sertão de Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Ana Maria Freitas-
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de uma pesquisa quanti-qualitativa, de tipo exploratório e descritivo que teve o objetivo de compreender como acontece a relação entre juventude, escola e música no município de Delmiro Gouveia, alto sertão de Alagoas, tendo como amostra 116 jovens matriculados no 3° ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Luiz Augusto Azevedo de Menezes, que, por sua vez, foram pesquisados por meio de questionário estruturado, entrevista semiestruturada e observações livres na rotina escolar. Observou-se que os jovens constroem suas identidades desconstruindo a teoria clássica sobre o rural, denotando, assim, as suas representações e estilos de vida características de seus gostos musicais, ampliados pelas interações virtuais e presenciais a que estão expostos. Constatou-se um perfil juvenil diversificado, com mínima defasem idade/série, alguns trabalhadores, residentes em povoados, distritos e na sede local do município supramencionado com pais ou parentes, jovens de gosto musical bastante eclético e alguns com atuações musicais de modo mais veemente com participação em coro religioso e na orquestra da cidade. Averiguou-se no processo a relação entre escola, juventude e música circunscrita por tensões e regras. Ao mesmo tempo, percebeu-se um entendimento sensível dos professores e direção escolar para com as expressividades juvenis, mas que merece ser aprimorado. Pode-se afirmar que as reflexões apontadas estiveram norteadas por incursões compreensivas da Sociologia e Educação, vigorando uma análise humanizada e consciente sobre os dados, entendendo que uma problemática de pesquisa pode apresentar diferentes interpretações, a partir do campo teórico e metodológico adotado. Considera-se que este trabalho colabora na ampliação dos contextos e temáticas de pesquisas referentes à juventude rural, bem como para repelir as pragmáticas concepções de que as trajetórias escolares, expressividades culturais e projetos de vida dos jovens rurais sertanejos estão definidos pelo destino de classe ou por suas origens locais.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISABEL_CRISTINA_OLIVEIRA_SILVA.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.