Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Rogério Batista-
dc.date.accessioned2018-10-18T14:33:04Z-
dc.date.available2018-10-18T14:33:04Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.citationPereira, Rogério Batista. Gestão da qualidade em bibliotecas universitárias : uma revisão bibliográfica. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências e Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9275-
dc.description.abstractThe research deals with the topic of quality in university libraries, since the search for the implantation of models of quality management is fundamental so that there are high levels of satisfaction of its clients. Among the reasons that justified the choice of the subject in question, it is possible to establish the importance that the university library represents for the academic community, for society and as a tool for dissemination and production of knowledge within universities. The research was based on the following question: Are libraries looking for alternatives to improvements based on quality management? Where, in general, it intended to diagnose quality management actions in university libraries, in a specific way, intended to identify quality improvements implemented in libraries; know the quality management tools used in libraries to evaluate their products and services; to analyze tools for evaluating services in university libraries. The research was developed through a bibliographical survey using updated information on the use of quality tools for evaluation of products and services in Brazilian university libraries, referring to the last three years (2015 to 2017), as well as traditional sources, including pioneering theorists in relation to the research theme. It presents, in this way, relevant information on the implantation and evaluation of the quality of products and services in university libraries, as well as the implantation and evaluation instruments used by them. Through this research, it was found that customer focus enabled university libraries to seek alternatives so that their products and services continue to meet new demands, efficiently and with high levels of satisfactioneng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopor
dc.subjectEnsino de ciência da informaçãopor
dc.subjectBibliotecas universitáriaspor
dc.subjectGestão de bibliotecaspor
dc.subjectAvaliação de bibliotecaspor
dc.subjectQuality in university librarieseng
dc.subjectInstruments for deploymenteng
dc.subjectEvaluation toolseng
dc.titleGestão da qualidade em bibliotecas universitárias : uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Telma de-
dc.description.resumoA pesquisa discorre sobre o tema qualidade em bibliotecas universitárias, tendo em vista que a busca pela implantação de modelos de gestão da qualidade é fundamental para que haja níveis elevados de satisfação de seus clientes. Entre os motivos que justificaram a escolha do tema em questão, pode-se destacar a importância que a biblioteca universitária representa para a comunidade acadêmica, para a sociedade e como ferramenta de disseminação e produção de conhecimento dentro das universidades. A pesquisa partiu do seguinte questionamento: As bibliotecas estão buscando alternativas de melhorias com base na gestão da qualidade? Onde, de forma geral, pretendeu diagnosticar as ações de gestão da qualidade em bibliotecas universitárias, de forma específica, pretendeu identificar as melhorias de qualidade implementadas nas bibliotecas; conhecer as ferramentas de gestão da qualidade utilizadas nas bibliotecas para avaliação de seus produtos e serviços; analisar instrumentos de avaliação de serviços em bibliotecas universitárias. A pesquisa foi desenvolvida através de um levantamento bibliográfico utilizando informações atualizadas sobre a utilização das ferramentas de qualidade para avaliação de produtos e serviços em bibliotecas universitárias brasileiras, referentes aos últimos três anos (2015 a 2017), além de fontes tradicionais, contemplando teóricos pioneiros em relação ao tema da pesquisa. Apresenta, desta forma, informações relevantes sobre a implantação e avaliação da qualidade de produtos e serviços em bibliotecas universitárias, bem como os instrumentos de implantação e avaliação utilizados por estas. Através desta pesquisa, constatou-se que o foco nos clientes possibilitou que as bibliotecas universitárias buscassem alternativas para que seus produtos e serviços continuem atendendo novas demandas, de forma eficiente e com níveis elevados de satisfaçãopt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rogerio_Batista_Pereira.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.