Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9277
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, Maria Vanessa Santos de-
dc.date.accessioned2018-10-18T14:38:49Z-
dc.date.available2018-10-18T14:38:49Z-
dc.date.issued2018-03-02-
dc.identifier.citationOliveira, Vanessa Santos de. A formação do acervo em bibliotecas infanto-juvenis : o caso da biblioteca pública infantil de Sergipe e da biblioteca comunitária viajando na leitura (BCVL). São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências e Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9277-
dc.description.abstractThis work consists of verifying the process of formation of the collection of children's literature in the Sergipe Children's Public Library and the Community Library Travel-ing in Reading (BCVL), based on the criteria established by the collection develop-ment process (selection, acquisition and evaluation of the collection) and as specific objectives: a) verify the existence of the selection process to incorporate the items in the collection; b) to pick up the forms of acquisition adopted for the formation of the collection (purchase, donation or exchange); c) verify that the libraries analyzed have the formal Collection Development Policy document and / or adopt specific proce-dures for the collection's formation; d) in the absence of the formal document, pro-pose a model for the establishment of the Collection Development Policy; e) check if there is a library committee constituted to support the decisions in the composition of the collection and f) to verify if the libraries evaluate their collections periodically. The research methodology consisted of two phases: in the first phase a bibliograph-ical research was carried out, which included the consultation of various information resources such as articles from periodicals, books, which served as a basis for the theoretical reference and to support research. In the second phase, we performed a descriptive research. As a data collection tool, a questionnaire was created consist-ing of 17 questions, divided between closed and multiple choice sent to the manag-ers via email. It was concluded that both libraries are similar in regard to the process of formation of the literature collection juvenile childpor
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopor
dc.subjectEnsino de ciência da informaçãopor
dc.subjectBibliotecas públicaspor
dc.subjectDesenvolvimento de coleçãopor
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpor
dc.subjectLibraryeng
dc.subjectCollection developmenteng
dc.subjectChildren's literatureeng
dc.titleA formação do acervo em bibliotecas infanto-juvenis : o caso da biblioteca pública infantil de Sergipe e da biblioteca comunitária viajando na leitura (BCVL)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Telma de-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em verificar o processo de formação do acervo de literatura infanto-juvenil na Biblioteca Pública Infantil de Sergipe e na Biblioteca Comunitária Viajando na Leitura (BCVL), a partir dos critérios estipulados pelo processo do de-senvolvimento de coleções (seleção, aquisição e avaliação da coleção) e tem, como objetivos específicos: a) verificar a existência do processo de seleção para incorpo-rar os itens no acervo; b) levantar as formas de aquisição adotadas para a formação do acervo (compra, doação ou permuta); c) verificar se as bibliotecas analisadas possuem o documento formal de Política de Desenvolvimento de Coleções e/ou se adotam procedimentos específicos para a formação da coleção; d) na falta do do-cumento formal, propor um modelo para o estabelecimento da Política de Desenvol-vimento de Coleções; e) verificar se há uma comissão de biblioteca constituída para apoiar as decisões na composição do acervo e f) verificar se as bibliotecas avaliam suas coleções periodicamente. A metodologia da pesquisa contou com duas fases: na primeira realizou-se uma pesquisa bibliográfica, que incluiu a consulta a diversos recursos informacionais como artigos de periódicos, livros, que serviram de base para o referencial teórico e para dar apoio à pesquisa. Na segunda fase realizou-se a pesquisa descritiva a partir da coleta dos dados. Como instrumento de coleta de dados, elaborou-se um questionário constituído de 17 perguntas, divididas entre fe-chadas e de múltipla escolha enviada para as gestoras das referidas bibliotecas, via e-mail. Concluiu-se que ambas bibliotecas são semelhantes no que diz respeito ao processo de formação doa acervo de literatura infanto-juvenilpt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria_Vanessa_Santos_Oliveira.pdf1,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.