Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Rafaela Felix dos-
dc.date.accessioned2018-10-22T12:47:43Z-
dc.date.available2018-10-22T12:47:43Z-
dc.date.issued2018-10-12-
dc.identifier.citationSantos, Rafaela Felix dos. A literatura infantil como recurso de formação do leitor sob a perspectiva dos valores éticos : análise das atividades desenvolvidas na biblioteca pública infantil de Sergipe. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências e Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9299-
dc.description.abstractThe research discusses the importance of developing children's literature based on the activities developed by the Sergipe Children's Public Library and analyzing the ethical values worked within the library. In this sense, the concept of ethical values and children's literature was investigated in order to show if the activities and actions developed by the Sergipe Children's Public Library achieve through reading and children's literature, they transmit ethical values to children. The public library has a relevant social role not only to enable access to information, but also to promote the formation of readers and citizens aware of its transformative potential. The research aims to highlight the characteristics of good projects developed and applied in the Children's Library for a good informational performance and to analyze its space, taking into account its resources. A library with its formal procedures can be a facilitator in the activities developed with the interaction of users as a dynamizing part, through the development of activities such as story time, dramatization, workshops, puppet theater, meeting with writers, among others. The promotion of reading and the preservation of ethical values among children, what is intended is the formation of the reader and a great researcher in the future. It is believed, therefore, that since childhood, children's libraries have been committed to working on the importance of ethical values, books, communication information and knowledge. The library as a primary source of information, the user / reader will have greater chance of being avid reader and with greater contributions to develop with a critical and accurate sense and will have even better conditions to act in favor of societyeng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopor
dc.subjectEnsino de ciência da informaçãopor
dc.subjectBiblioteca infantilpor
dc.subjectFormação do leitorpor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectChildren's libraryeng
dc.subjectFormation of the readereng
dc.subjectChildren's literatureeng
dc.titleA literatura infantil como recurso de formação do leitor sob a perspectiva dos valores éticos : análise das atividades desenvolvidas na biblioteca pública infantil de Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar, Niliane Cunha de-
dc.description.resumoA pesquisa discorre sobre a importância do desenvolvimento da literatura infantil com base nas atividades desenvolvidas pela Biblioteca Pública Infantil de Sergipe e análise dos valores éticos trabalhados dentro da biblioteca. Nesse sentido investigou-se o conceito dos valores éticos e da literatura infantil, a fim de evidenciar se as atividades e ações desenvolvidas pela Biblioteca Pública Infantil de Sergipe conseguem por meio da leitura e da literatura infantil, transmitem para as crianças valores éticos. A biblioteca pública tem um papel social relevante não só viabilizar o acesso à informação, mas também promover a formação de leitores e cidadãos cientes do seu potencial transformador. A pesquisa objetiva evidenciar as características de bons projetos desenvolvidos e aplicados na Biblioteca Infantil para um bom desempenho informacional e analisar seu espaço, levando em conta seus recursos. Uma biblioteca com seus procedimentos formais pode ser um facilitador nas atividades desenvolvidas com a interação de usuários como parte dinamizadora, por meio do desenvolvimento das atividades como: a hora do conto, dramatização, oficinas, teatro de fantoches, encontro com escritores, dentre outras. A promoção da leitura e a preservação dos valores éticos entre as crianças, o que se pretende é a formação do leitor e um grande pesquisador no futuro. Acredita-se, assim, que desde a infância as bibliotecas infantis se empenharam em trabalhar a importância dos valores éticos, dos livros, da informação da comunicação e do conhecimento. A biblioteca como fonte primordial de informação, o usuário/leitor terá chance maiores de ser ávido leitor e com maiores contribuições para desenvolver-se com um senso critico e apurado e possuirá ainda melhores condições de agir em favor da sociedadept_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela_Felix_Santos.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.