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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9375
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Elisângela dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-25T21:40:18Z | - |
dc.date.available | 2018-10-25T21:40:18Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-19 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Elisângela dos. Pretinha, eu? de Júlio Emílio Braz como proposta de combate ao preconceito e valorização étnico-racial na escola. 2016. 40 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9375 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | por |
dc.subject | Negro | por |
dc.subject | Preconceito | por |
dc.subject | Discriminação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Pretinha, eu? de Júlio Emílio Braz como proposta de combate ao preconceito e valorização étnico-racial na escola | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Jeane de Cássia do | - |
dc.description.resumo | A literatura tem um papel importante para a humanidade. Ela contribui muito para que conheçamos determinados aspectos culturais, sociais e políticos de nossa história. Na Literatura Brasileira, no que se refere ao ser negro ou afrodescendente, até meados do século XX, os personagens negros eram retratados de forma marginalizada, e observa-se que os papéis dos personagens sempre representavam as classes subalternas da sociedade à que de fato pertenciam, e isso devido a todo o contexto histórico, social e econômico que sofreram e sofrem ainda hoje. Diante disso, traçaremos um pouco da presença do negro na Literatura Brasileira, analisando como o negro era visto por alguns autores e representado em suas obras, e chegaremos ao modo como se fundamenta o preconceito racial no Brasil e em sala de aula. Nesse sentido, visualizaremos como a lei 10.639/2003 contribui e dá espaço à sociedade negra para divulgar sua história e cultura de forma que isso possa contribuir para a diminuição dos atos de discriminação, racismo e preconceito na sociedade brasileira. Com isso, este trabalho tem como finalidade analisar a obra literária Pretinha eu?, de Júlio Emílio Braz, que trata de questões de preconceito vividas por estudantes negro nas escolas e que se disseminam no convívio social. Além disso, pretendemos analisar a importância dessa obra como material didático que pode contribuir para a aprendizagem do aluno, no que diz respeito à conscientização dos discentes e ao respeito às diferentes etnias. Para tanto, este trabalho tem como apoio teórico os estudos de Rosangela Malachias, Kabenguele Munanga, entre outros, que comporão o painel crítico deste trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.department | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Elisângela_Santos.pdf | 378,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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