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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Elisângela dos-
dc.date.accessioned2018-10-25T21:40:18Z-
dc.date.available2018-10-25T21:40:18Z-
dc.date.issued2016-05-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Elisângela dos. Pretinha, eu? de Júlio Emílio Braz como proposta de combate ao preconceito e valorização étnico-racial na escola. 2016. 40 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9375-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpor
dc.subjectNegropor
dc.subjectPreconceitopor
dc.subjectDiscriminaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titlePretinha, eu? de Júlio Emílio Braz como proposta de combate ao preconceito e valorização étnico-racial na escolapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Jeane de Cássia do-
dc.description.resumoA literatura tem um papel importante para a humanidade. Ela contribui muito para que conheçamos determinados aspectos culturais, sociais e políticos de nossa história. Na Literatura Brasileira, no que se refere ao ser negro ou afrodescendente, até meados do século XX, os personagens negros eram retratados de forma marginalizada, e observa-se que os papéis dos personagens sempre representavam as classes subalternas da sociedade à que de fato pertenciam, e isso devido a todo o contexto histórico, social e econômico que sofreram e sofrem ainda hoje. Diante disso, traçaremos um pouco da presença do negro na Literatura Brasileira, analisando como o negro era visto por alguns autores e representado em suas obras, e chegaremos ao modo como se fundamenta o preconceito racial no Brasil e em sala de aula. Nesse sentido, visualizaremos como a lei 10.639/2003 contribui e dá espaço à sociedade negra para divulgar sua história e cultura de forma que isso possa contribuir para a diminuição dos atos de discriminação, racismo e preconceito na sociedade brasileira. Com isso, este trabalho tem como finalidade analisar a obra literária Pretinha eu?, de Júlio Emílio Braz, que trata de questões de preconceito vividas por estudantes negro nas escolas e que se disseminam no convívio social. Além disso, pretendemos analisar a importância dessa obra como material didático que pode contribuir para a aprendizagem do aluno, no que diz respeito à conscientização dos discentes e ao respeito às diferentes etnias. Para tanto, este trabalho tem como apoio teórico os estudos de Rosangela Malachias, Kabenguele Munanga, entre outros, que comporão o painel crítico deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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