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Document Type: Artigo
Title: Marcas e propriedade intelectual das catadoras de Mangaba (SE): turismo de base comunitária, economia criativa e INPI
Other Titles: Trademarks and intellectual property of mangaba categories (SE): community based tourism, creative economy and INPI
Marcas y propiedad intelectual de las catadoras de mangaba (SE): turismo de base comunitaria, economía creativa e INPI
Authors: Mello, Janaina Cardoso de
Alexandre, Lillian Maria de Mesquita
Issue Date: Oct-2017
Resumo : No turismo elementos como os encontrados no meio ambiente são de suma importância para a sua existência, pois é o atrativo, natural, cultural ou artificial que motiva o deslocamento de pessoas. Em Sergipe, o movimento das Catadoras de Mangaba visa organizar-se em associações nos sete municípios onde são realizadas suas atividades: Japoatã, Estância, Indiaroba, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Japaratuba e Itaporanga D’Ajuda. Procura-se incentivar a multiplicação dos conhecimentos adquiridos; o aumento da capacidade de produção e da comercialização dos produtos da mangaba (trufa, bala, licor, geleia, mousse e biscoito), e a orientação para a construção de secadores solares que beneficiarão as frutas. Tal motivação insere-se na discussão do Turismo de Base Comunitária como viés para a construção da mangaba como bem cultural e um atrativo turístico sustentável no litoral de Sergipe. Sob esse aspecto o registro de marca no INPI para os produtos das Catadoras de mangaba revelase um importante instrumento de proteção junto ao comércio dos bens no mercado dentro da noção de Economia Criativa.
Abstract: Tourism elements such as those found in the environment are of paramount importance for your existence, as it is the attractive, natural, artificial or cultural that motivates the displacement of people. In Sergipe, the movement of women pickers of Mangaba aims to organize themselves in associations in seven municipalities where its activities are carried out: Japoatã, Estância, Indiaroba, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Japaratuba and Itaporanga D´Ajuda. Seeks to encourage the multiplication of knowledge acquired; increasing the capacity of production and marketing of products of Mangaba (truffle, bullet, liquor, jelly, mousse and cookie), and the guidance for the construction of solar dryers that will benefit the fruits. Such motivation is part in the discussion of Community Tourism as bias to the construction of mangaba as well a sustainable cultural and tourist attraction on the coast of Sergipe. In that respect the trademark registration with INPI for the products of women pickers of mangaba proves to be an important instrument of protection by the Commerce of goods on the market within the notion of creative economy.
En el turismo elementos como los encontrados en el medio ambiente son de suma importancia para su existencia, pues es el atractivo, natural, cultural o artificial que motiva el desplazamiento de personas. En Sergipe, el movimiento de las Catadoras de Mangaba pretende organizarse en asociaciones en los siete municipios donde se realizan sus actividades: Japonatán, Estancia, Indiaroba, Barra do Coqueiros, Pirambu, Japaratuba e Itaporanga D'Ajuda. Se busca incentivar la multiplicación de los conocimientos adquiridos; el aumento de la capacidad de producción y de la comercialización de los productos de la mangaba (trufa, bala, licor, jalea, mousse y galleta), y la orientación para la construcción de secadores solares que se beneficiarán de las frutas. Tal motivación se inserta en la discusión del Turismo de Base Comunitaria como sesgo para la construcción de la mangaba como bien cultural y un atractivo turístico sostenible en el litoral de Sergipe. En este aspecto el registro de marca en el INPI para los productos de las Catadoras de mangaba se revela un importante instrumento de protección junto al comercio de los bienes en el mercado dentro de la noción de Economía Creativa.
Keywords: Turismo
Catadoras de mangaba
Turismo de base comunitária
Sustentabilidade
Marcas
Economia criativa
Women pickers of mangaba
Community tourism
Sustainability
Brands
Creative economy
Sostenibilidad
Economía Creativa
ISSN: 2316-8080
Language: por
Citation: MELLO, J. C. de; ALEXANDRE, L. M. de M. Marcas e propriedade intelectual das catadoras de Mangaba (SE): turismo de base comunitária, economia criativa e INPI. PIDCC : Revista de Propriedade Intelectual - Direito Contemporâneo e Constituição, Aracaju, ano 6, v. 11, n. 3, p.43-67, out/2017. Disponível em: <http://pidcc.com.br/br/component/content/article/2-uncategorised/284-marcas-e-propriedade-intelectual-das-catadoras-de-mangaba-se-turismo-de-base-comunitaria-economia-criativa-e-inpi>. Acesso em: 25 out. 2018.
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9378
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