Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMotta, Rimara-
dc.date.accessioned2018-10-26T19:26:40Z-
dc.date.available2018-10-26T19:26:40Z-
dc.date.issued2018-08-15-
dc.identifier.citationMOTTA, Rimara.Os grafismos geométricos do complexo arqueológico Serra das Paridas, em Lençóis, Bahia: identificação dos padrões gráficos. 2018. 213 f. Dissertação (Mestrado em Arqueologia)-Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9393-
dc.description.abstractThroughout almost forty years of research on Rock Art in Brazil, many studies have already contributed to the current scenario of well-established regional traditions. However, concerning what is known as geometric elements, initially included in the generic Geometric Tradition, there are still many aspects to be discussed. These nonfigurative elements cover all the reasons that were not assigned into the other existing traditions in the Brazilian Northeast and became a single category of analysis that, by now, does not reach the symbolic complexity imbricated in the aforementioned motifs. Dealing with this panorama, this mastership thesis analyzed the geometric signs starting from the notion of grammar, which understands the rupestrian records as a symbolically constructed social communication. Following an alternative model to traditional theoretical-methodological perspectives, we aimed a typological identification of the signs and their symbolic associations. In order to accomplish this, the research used as corpus the geometric paintings present in the four rock art sites that form the Serra das Paridas Archaeological Complex, located in the city of Lençóis, Chapada Diamantina, Bahia. In this sense, we used the technical detailing based on the identification of the traces, colors, shapes and graphical compositions of the paintings, to investigate the existence of possible graphic repertoires that point out the existence of a symbolic grammar of the signs.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectArqueologiapor
dc.subjectLençóis (BA)por
dc.subjectArte pré-históricapor
dc.subjectSinais e símbolospor
dc.subjectPinturas em cavernaspor
dc.subjectPinturas rupestrespor
dc.subjectSítios arqueológicospor
dc.subjectArte rupestrepor
dc.subjectTradição geométricapor
dc.subjectGrafismos geométricospor
dc.subjectNoção de gramáticapor
dc.subjectRock arteng
dc.subjectGeometric traditioneng
dc.subjectGeometric graphicseng
dc.subjectNotion of grammareng
dc.titleOs grafismos geométricos do complexo arqueológico Serra das Paridas, em Lençóis, Bahia: identificação dos padrões gráficospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Matinelli, Suely Amâncio-
dc.description.resumoAo longo de quase quarenta anos de pesquisa com arte rupestre no Brasil, muitos estudos já contribuíram para o cenário atual de tradições regionais bem estabelecidas. No entanto, em relação aos chamados elementos geométricos, encaixados inicialmente na genérica Tradição Geométrica, ainda há muitos aspectos a serem discutidos. Tais elementos, não figurativos, abrangem todos os motivos que não foram incorporados nas outras tradições existentes no Nordeste brasileiro e se transformaram numa única categoria de análise que, por hora, não dá conta da complexidade simbólica imbricada nesses motivos. Diante desse panorama, esta dissertação de mestrado analisou os signos geométricos a partir da noção de gramática, que encara os registros rupestres como uma comunicação social simbolicamente construída. Seguindo um caminho alternativo às perspectivas teórico metodológicas tradicionais, buscou-se a identificação tipológica dos signos e suas associações simbólicas. Para tanto, a pesquisa utilizou como corpus as pinturas geométricas presentes nos quatro sítios rupestres que formam o complexo Arqueológico Serra das Paridas, situado no município de Lençóis, Chapada Diamantina, Bahia. Nesse sentido, empreendeu-se o detalhamento técnico, a partir da identificação dos traços, cores, formas e composições gráficas das pinturas, para investigar a existência de possíveis repertórios gráficos que indiquem a existência de uma gramática simbólica dos signos.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Arqueologiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Etchevarne, Carlos Alberto-
dc.description.localLaranjeiraspt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIMARA_MOTTA_SANTOS.pdf18,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.