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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9416
Tipo de Documento: | Apresentação |
Título: | Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na disciplina de diagnóstico oral |
Autor(es): | Felix, Fernanda Aragão De Almeida, Isla Ribeiro Oliveira, Manuela da Silva Graças, Yasmin Teixeira das Santos, Itana Silva Santana, José Vânison Ferreira Anjos, Lucas Menezes dos Silva, André Batista da Francielle Santos de Melo, Cristinne Andrade Azevedo, Crislaine Marques de Costa, Mariana Bispo Santana, Ellen Maiany Ribeiro Santos, Marcos Antônio Lima dos |
Data do documento: | 24-Out-2018 |
Orientador: | Marqueti, Antonio Carlos Sousa, Silvia Ferreira de Brasileiro, Bernardo Ferreira Trento, Cleverson Luciano |
Resumo: | Introdução: A construção do correto diagnóstico é determinante para elaboração e execução de um plano de tratamento adequado, e o domínio dos conteúdos específicos é essencial para a prática profissional, para que desta forma a saúde do paciente possa ser reestabelecida. A busca de informações na internet tem se mostrado um recurso muito utilizado e requisitados por pacientes, alunos e profissionais, sendo um dos principais e mais ágeis veículos para difusão do conhecimento sobre informações na área da saúde. Concomitante a isto, as novas metodologias de ensino-aprendizagem tornaram-se são baseadas nas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), que são um conjunto de recursos tecnológicos, que integrados possibilitam a transmissão de informação que quando associadas à internet, permitem que o indivíduo interaja com os conteúdos. Sendo de relevância acadêmica a construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento de novas capacidades como inovação, criatividade, autonomia e comunicação. Estas novas alternativas permitem ao aluno uma metodologia interativa de comunicação audiovisual e de dados é denominada de Teleodontologia, que objetiva assistência, educação e pesquisa em saúde. A educação e a promoção de saúde bucal tornaram-se uma estratégia importante ao combate das doenças orais. Em virtude da carência de metodologias de educação em saúde bucal destinadas ao público, ressalta-se a importância de métodos educativos para a população, sendo atualmente, o principal deles, a internet. Esta ferramenta, a internet e seu crescimento de uso, faz com que haja a necessidade da realização de programas de educação em saúde bucal na área tecnológica afim de contribuir com a promoção e prevenção a saúde e diversificar no processo de ensino- aprendizagem. Objetivo: Este projeto de extensão teve como objetivo elaborar e desenvolver material didático de apoio, com intuito de se transformar numa ferramenta no processo de construção do conhecimento para os estudantes de Odontologia, profissionais e meio de informação complementar para a comunidade, utilizando uma linguagem simples e acolhedora, visando a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Metodologia: Para isto, a equipe foi dividida em cinco alunos da graduação em Odontologia, dois alunos do mestrado em Odontologia e cinco docentes do departamento de Odontologia da UFS. Foram desenvolvidas em quatro eixos: 1) Desenvolvimento da página para a internet; após revisão da literatura, o material didático desenvolvido contém textos explicativos, que são baseados na necessidade de maior conhecimento para população assistida e a comunidade externa à UFS, dentre as temáticas poderá ser abordado orientação de higiene bucal e prevenção de doenças bucais, por meio de fotos, ilustrações, vídeos explicativos e tutorias utilizando uma linguagem simples e acolhedora. 2) Desenvolvimento de um aplicativo com tecnologia de inteligência artificial para smartphone com a temática anatomia radiográfica em Odontologia. 3) A publicação de manuscritos para a comunidade científica baseados em diversos temas e casos clínicos da disciplina de Diagnóstico Oral foram redigidos manuscritos para revistas científicas com a participação de alunos e docentes, para divulgação para a comunidade externa à UFS. 4) A avaliação do material didático desenvolvido. Resultados: Esta prática extensionista foi realizada no ambulatório da disciplina de Diagnóstico Oral do departamento de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A equipe foi formada por cinco alunos da graduação em Odontologia, dois alunos do mestrado em Odontologia e cinco docentes do departamento de Odontologia da UFS. Tendo como público alvo a difusão do conhecimento para a população, com material didático desenvolvido pelos alunos com supervisão de docentes do departamento de Odontologia. 1) Desenvolvimento da página para a internet O website ainda segue em construção, com arquitetura que privilegia os princípios de usabilidade e acessibilidade. Inicialmente foi traçado um esquema dos conteúdos a serem abordados no site. Os tópicos referentes aos conteúdos foram divididos em categoria, as quais englobam assuntos semelhantes com conteúdo com o intuído de instruir os usuários na higiene e na realização do autoexame da cavidade oral com fins no diagnóstico precoce do câncer de boca. Foi esquematizado no Power Point, o layout da página, a fim de construir suas cores e telas iniciais com os possíveis conteúdos. Ademais foram construídos dois slogans com traços que fazem referência ao conteúdo trabalhado, ao quais foram avaliados pelos professores da disciplina de Diagnóstico Oral sendo apenas um selecionado. O site então está sendo construído na plataforma Wix, sendo considerado um meio confiável e de simples manuseio, o qual permite que modificações subsequentes sejam feitas pelos seus administradores. O mesmo pode ser acessado pelo link ufsdiagnosticooral.website.com/diagnosticooral, dispondo o usuário dos conteúdos nele ofertados como também abas para possíveis sugestões de conteúdos e/ou reclamações sobre sua disposição. Foi realizada também a construção de um questionário, composto por questões abertas e fechadas, para realizar um levantamento das principais necessidades expostas pelos pacientes atendidos no Departamento de Odontologia, que será aplicado após da aprovação do CEP - UFS, pois este se tornará um Trabalho de Conclusão de Curso. O lançamento final do site será posterior a monografia. 2) Desenvolvimento de um aplicativo para smartphone. Com a popularização dos smartphones, uma das propostas foi o desenvolvimento de um aplicativo móvel no ensino, com temática abordada em anatomia radiográfica em Odontologia. Este estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, seguindo as normas da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Uma parte deste projeto foi submetido e aprovado pelo Edital PIBITI 2018/2019. Foram realizadas reuniões para delineamento do plano de desenvolvimento do aplicativo junto ao Departamento de Computação. Foram realizadas atividades de Design Thinking como o Mapa de Empatia para melhor entender o problema proposto pelo grupo de pesquisa. Aplicou-se, também, um questionário online a fim de conhecer as necessidades, exigências e características do público-alvo do aplicativo. Foi criado um protótipo das interfaces do aplicativo em um site próprio para este fim e foi apresentado para um grupo dentro do público-alvo do aplicativo para que estes pudessem dar opinião e sugestões de como melhorar. Foram elaborados o conteúdo do aplicativo que é a descrição radiográfica das estruturas do órgão dentário, maxila e mandíbula, como também, a seleção de radiografias periapicais no banco de dados do ambulatório de Radiologia. A descrição radiográfica teve como base os maiores compêndios de radiologia odontológica. O APP está na sua fase final de desenvolvimento, para sua posterior avaliação e distribuição na Google Play e Apple Store. 3) A elaboração de manuscritos para a comunidade científica Organização do banco de dados na disciplina de Diagnóstico Oral. Seleção de casos clínicos na base de dados da disciplina de Diagnóstico Oral. Foram realizadas revisões de literatura dos temas por meio de artigos recentes das bases de dados, Pubmed e periódicos da Capes para início da escrita. Reuniões periódicas foram realizadas para o acompanhar o processo da escrita, auxiliar as dúvidas e demonstrar formas de produção de artigos científicos. Reuniões em grupo para discussão das produções. Escrita da introdução. Escrita do relato de caso. Escrita da discussão. Finalização do manuscrito para possível submissão. Promoveu impacto social na medida como ação transformadora com intervenção Ainda com relação a escrita científica, dois manuscritos estão em processo de correção e ajustes finais para possível submissão. Outros seis estão finalizando a escrita em etapas de discussão do caso. Esse projeto proporcionou a troca de conhecimento entre os alunos sobre os casos clínicos e o aprendizado sobre a metodologia de escrita científica. O projeto também possibilitou a construção do acervo de casos clínicos da disciplina de Diagnóstico oral, facilitando e auxiliando na consulta posterior a esses casos. O acervo contabilizado de agosto de 2017 a agosto 2018 cerca de 100 casos registrados e arquivados. O projeto colaborou com o desenvolvimento da escrita de quatro trabalhos de conclusão de curso (TCCs) durante o período. Além disso, dois estudos originados do projeto de extensão foram apresentados em evento acadêmico e premiados com menção honrosa com o segundo e terceiro colocados em Jornadas Acadêmicas. Considerações finais O projeto de extensão promoveu impacto social na medida como ação transformadora com intervenção direta na sociedade, haja visto, que desenvolve um site, um aplicativo e manuscritos para a comunidade científica e geral. Além disso, os alunos participantes do projeto de extensão adquiriram maior conhecimento em relação as ferramentas de tecnologia de informação com a parceria do departamento de Computação. Outro quesito, foi na melhora da escrita científica pelos alunos do projeto, pois foram realizadas reuniões com o tema: metodologia de escrita científica, em que cada aluno participante redigiu um caso clínico, inclusive sendo premiados em eventos científicos da Odontologia. |
Palavras-chave: | Sistemas de informação Aplicativo Smartphone Página de internet Escrita científica Banco de dados |
área CNPQ: | CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::RADIOLOGIA ODONTOLOGICA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | DOD/UFS |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9416 |
Aparece nas coleções: | Banner Digital (6ºEIX) |
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