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dc.contributor.authorSantos, Lécia de Jesus-
dc.date.accessioned2018-10-29T17:50:02Z-
dc.date.available2018-10-29T17:50:02Z-
dc.date.issued2016-05-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Lécia de Jesus. Multifuncionalidade do aí: um estudo sociolinguístico em produções de relatos de experiência. 2016. 48 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9434-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectSociolinguística variacionistapor
dc.subjectConectores (Linguística)por
dc.subjectMultifuncionalidadepor
dc.subjectAnálise lingüísticapor
dc.subjectMoita Bonita (SE)por
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.titleMultifuncionalidade do aí : um estudo sociolinguístico em produções de relatos de experiênciapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Vianna, Humberto Luiz Galupo-
dc.description.resumoEmbora estudos sociolinguísticos comprovem que a língua é heterogênea (LABOV, 2008[1972]), o ensino de Língua Portuguesa, muitas vezes, ainda está embasado na concepção homogênea de língua, a exemplo temos a classificação do item linguístico aí, em gramáticas normativas, exercendo apenas a função de advérbio de lugar. Isto posto, a presente pesquisa consiste na investigação das ocorrências em que o conector sequenciador aí aparece em relatos de experiência. Conforme Tavares (1999), o conector aí é um fenômeno de estratégia de sequenciação, responsável por unir um enunciado precedente a um posterior, visto que será inserida uma informação nova juntamente com outra já existente no discurso. Nesta pesquisa também fazemos uma descrição da multifuncionalidade do item aí em contextos de uso linguístico, por meio de relatos de experiência produzidos por alunos do 6º e 9º anos, da cidade de Moita Bonita/SE. Analisamos as atitudes linguísticas com relação ao uso do referido item linguístico a partir de dois fatores sociais: localidade geográfica e sexo/gênero. Seguimos a linha teórica da Sociolinguística, mais precisamente a Sociolinguística Variacionista, proposta por William Labov (2008), cujo objeto de estudo é a comunidade de fala, a qual compartilha regras sociais e linguísticas. Os dados foram submetidos à análise estatística, a partir da qual evidenciamos um crescente uso do aí pelos discentes do 6º ano da cidade de Moita Bonita/SE. Os resultados evidenciam que o item linguístico em questão é empregado em determinados contextos, além de ser menos marcado, por isso tem maior frequência. É nítido que o conector em questão é condicionado favoravelmente pelas funções de sequenciação textual, função menos marcada.pt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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