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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/944
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nascimento, Ana Karina de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-26T00:40:13Z | - |
dc.date.available | 2014-02-26T00:40:13Z | - |
dc.date.issued | 2007-05-09 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, A. K. O. Formação de professores para o uso das tecnologias: o caso dos professores de inglês do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Aracaju. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Núcleo de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/944 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa objetivou verificar a formação continuada de professores para o uso das tecnologias ao examinar como estão ou não sendo utilizadas as tecnologias, em especial o computador e a internet, pelos professores de língua inglesa do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Aracaju-SE, e em que proporção elas podem contribuir com o processo educativo. Com vistas a embasar a pesquisa empírica, um esforço teórico foi empreendido, levando à reflexão acerca das determinações dos processos socioeconômicos, políticos e culturais em curso, na atual etapa do capitalismo mundial, num contexto em que cresce a importância atribuída à língua inglesa, bem como a inserção das tecnologias da informação e comunicação. Analisaram-se também, as políticas de formação continuada dirigida aos docentes, além das políticas públicas de informatização da educação, com o intuito de se entender a realidade local e compará-la com os desenvolvimentos na aprendizagem de línguas mediada por computador. Tratou-se de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, a última utilizando como instrumento a entrevista semi-estuturada e tendo como amostra não-probabilística intencional, 9 professores de inglês de 6 escolas municipais, 26,5% do número total de docentes de língua inglesa que atuam no ensino fundamental da rede. Os resultados encontrados apontam para a inexistência de políticas públicas de formação docente para a utilização das tecnologias, para a ineficiência do ensino de língua inglesa, e a ineficácia dos programas de formação continuada oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Ou seja, de maneira mais ampla, o estudo constatou que as tecnologias da informação e comunicação são estabelecidas à margem do processo educativo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação (TIC) | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | Formação de professores para o uso das tecnologias : o caso dos professores de inglês do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Aracaju | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.leader | Aranha, Maria Lúcia Machado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FormacaoProfessoresTecnologia.pdf | 758,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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