Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9470
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Ana Alice Ferreira-
dc.contributor.authorSilva, Marlene de Souza-
dc.date.accessioned2018-10-30T13:45:12Z-
dc.date.available2018-10-30T13:45:12Z-
dc.date.issued2017-11-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Alice Ferreira ; SILVA, Marlene de Souza. Orientação sexual e adolescentes : um estudo no Colégio Estadual Barão de Mauá, Aracaju-SE. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (Bacharelado em Serviço Social) - Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9470-
dc.description.abstractThe present study has the theme Sexual Orientation and Adolescents. This is a qualitative and exploratory study, whose reference was the Barão de Mauá College of the public school network of Aracaju-SE. The main objective was to identify how the school can constitute one of the means of accessing information on adolescent sexuality. The topic is complex since talking about sexuality involves the subjectivity of the people and the orientation in the school environment involves social, cultural factors and the professional skills to be effective. The analysis of the data and the bibliographic path of the research are based on references that provide a critical perspective of reality. This research had as an instrument of data collection a questionnaire composed with open questions, applied to the regular high school students of the featured unit. The data collected through observation and questionnaires were of great relevance to the study's conclusions and pointed to the fact that the transversality of sexual orientation is not addressed in the school environment, focusing only on questions about human reproduction (genital apparatus Male and female, contraceptive methods, STDs) in general, in biology classes. However, it is considered very important to bring current discussions on cross-cutting themes to the classroom universe, which involve sexuality, gender, homosexuality, rights, struggles, achievements of LGBT groups in the world, Brazil and Sergipe. The importance of sexual orientation in the school environment is perceived as an additional tool for the dialogue and reflection in the adolescents of the students about their sexuality, so outlined at this stage.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectEnsino de serviço socialpor
dc.subjectEducação sexualpor
dc.subjectAdolescenceeng
dc.subjectSexual orientationeng
dc.subjectschool spaceeng
dc.subjectColégio Estadual Barão de Mauá, Aracaju (SE)por
dc.subjectOrientação sexualpor
dc.subjectEnsino públicapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.titleOrientação sexual e adolescentes : um estudo no Colégio Estadual Barão de Mauá, Aracaju-SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Josiane Soares-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema Orientação Sexual e Adolescentes. Trata- se de um estudo qualitativo e exploratório, cuja referência foi o Colégio Barão de Mauá da rede escolar pública de Aracaju- SE. O objetivo principal foi identificar como a escola pode se constituir em um dos meios de acesso à informação sobre sexualidade dos adolescentes. Considera-se o tema complexo, uma vez que falar sobre sexualidade envolve a subjetividade das pessoas e a orientação no ambiente escolar envolve fatores sociais, culturais e as habilidades profissionais para que esta seja efetivada. A análise dos dados e o percurso bibliográfico da pesquisa estão pautados por referenciais que fornecem uma perspectiva crítica da realidade. Esta pesquisa teve como instrumento de coleta de dados um questionário composto com perguntas abertas, aplicado aos estudantes de ensino médio regular da unidade em destaque. Os dados levantados através da observação e dos questionários tiveram grande relevância para as conclusões do estudo e apontaram para o fato de que a transversalidade do tema orientação sexual não é trabalhada no ambiente escolar, focalizando-se apenas nas questões sobre reprodução humana (aparelho genital masculino e feminino, métodos contraceptivos, DST’ s), em geral, nas aulas de biologia. Contudo, considera-se de suma importância trazer ao universo da sala de aula discussões atuais sobre temas transversais, os quais envolvem sexualidade, gênero, homossexualidade, direitos, lutas, conquistas dos grupos LGBT’ s, no mundo, Brasil e Sergipe. Percebe-se a importância da orientação sexual no ambiente escolar como ferramenta adicional para o diálogo e reflexão na adolescência dos educandos sobre sua sexualidade, tão aflorada nesta fase.pt_BR
dc.publisher.departmentDSS - Departamento de Serviço Social – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ana_Alice_Ferreira_Santos.pdf1,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.