Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9545
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 15 - Estudos da linguagem
Other Titles: • Adriana Nunes de Souza - Letramento e ensino: um projeto para a prática docente
• Aline Moura Domingues - As “bulas de remédios”: uma análise dos prefixos de negação
• Ana Carolina Faria Coutinho Gléria - Relação entre nível de letramento e grau de escolarização: um estudo de caso com jovens e adultos pouco escolarizados
• André Ricardo Lucas Vieira - Um olhar vygotskyano sobre a linguagem, o pensamento e a cognição – saberes socionteracionistas
• Aurineide Profírio Barros Correia - O ensino de língua portuguesa nas salas de aula da EJA: foco nos gêneros textuais
• Carla Sousa Ferreira - A professoralidade nas tramas da linguagem
• Cícero Augusto Kurz Lemes - Ensino Médio Politécnico (EMP): o discurso dos professores sobre a implantação de uma política pública, que atuam em uma escola de ensino médio, na cidade de Pelotas/RS
• Edilamara Peixoto de Andrade - A linguagem jurídica e os direitos fundamentais: caminhos para a ressignificação do acesso à justiça
• Edineide Santana Cardoso da Silva - Língua portuguesa: oralidade e escrita
• Elane Nardotto - Os conceitos gramaticais em questão: diálogos com a perspectiva histórico-cultural
• Ellen dos Santos Oliveira - O enjambement e algumas implicações
• Fabíola dos Santos Lima - Tiras em livros didáticos de português: uma ferramenta pedagógica enriquecedora
• Gabriel Soares de Azevedo Filho - As tensões do signo PROUNI nas reformas da educação superior: uma análise do discurso oficial
• Isabel Cristina Michelan de Azevedo - O cordel a serviço do desenvolvimento da compreensão leitora
• Isabela Gonçalves de Menezes - Em casa e na escola: relação com o saber e com a linguagem de jovens rurais estudantes do ensino médio em escolas urbanas
• Janna Zamboni Maia Selli - A cartilha como centro da alfabetização: do erro ao acerto um caminho para o letramento
• Jimmy Carter Araújo de Mendonça - Escritura colaborativa por díades de alunos: uma análise sobre os tipos de rasura textual
• João Paulo de Andrade Nascimento - A linguagem suas mudanças socioculturais: um estudo de caso sobre uma pequena comunidade baiana
• Julia Vasconcelos Gonçalves Matos - As linguísticas e o ensino das línguas estrangeiras: a concepção de linguagem e a complementaridade dos estudos linguísticos
• Lisiane Alcaria de Oliveira - Ostracismo e ressurreição no discurso publicitário: o escárnio e o cômico na representação de (sub)celebridades
• Manoel Santos da Silva - Práticas de leitura na EJA: diálogo autor-texto- leitor
• Marcia Bertonceli - Análise das vozes infantis por uma perspectiva histórico-cultural
• Maria Aparecida Vieira de Melo - A literatura na perspectiva da interdisciplinaridade: leitura poética, devaneios e possibilidades
• Maria Eurácia Barreto de Andrade - Alfabetização e letramento na família e na escola: concepções e interações construídas pelos diferentes sujeitos
• Marielly Barbosa Silva Mota - A consciência fonológica e suas implicações educacionais para a pré-escola
• Marineide Cavalcanti Arruda - O texto na sala de aula: instrumento de socialização e argumentação
• Quitéria Pereira de Assis - Condições de produção: uma reflexão de sua presença nas propostas de produção de texto em um livro didático de língua portuguesa
• Ronney Marcos Santos - Olhar discursivo e caráter dialógico: análise acerca dos enunciados de banheiro na Universidade Federal de Sergipe
• Roselma da Silva Monteiro - A linguagem não verbal na sala de aula: concepções, didatizações e possibilidades
• Ruan Paulo Matos Rodrigues - As tiras no livro didático de português
• Sara Rogeria Santos Barbosa - Letras de canções como instrumento de ensino da língua materna
• Sara Rogeria Santos Barbosa - O lúdico e a literatura infanto-juvenil: ferramentas para aquisição de leitura
• Suzana Mary de Andrade Nunes - O preconceito linguístico sob o óbice da igualdade social: um caminho a ser conquistado pela inclusão no processo educacional
• Ueslane Melo de Góes - A construção da linguagem e a terapêutica grupal com crianças autistas
• Valeria Campos Cavalcante - A sala de aula da eja - espaço de formação de leitores
Issue Date: Sep-2014
Keywords: Educação
Estudos da linguagem
Linguística
Leitura
Letramento
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 8., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2014. Disponível em: <http://educonse.com.br/viiicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 5 nov. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9545
Appears in Collections:Anais 2014 - VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfLetramento e ensino: um projeto para a prática docente319 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
2.pdfAs “bulas de remédios”: uma análise dos prefixos de negação426,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
3.pdfRelação entre nível de letramento e grau de escolarização: um estudo de caso com jovens e adultos pouco escolarizados289,41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
4.pdfUm olhar vygotskyano sobre a linguagem, o pensamento e a cognição – saberes socionteracionistas256,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
5.pdfO ensino de língua portuguesa nas salas de aula da EJA: foco nos gêneros textuais283,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
6.pdfA professoralidade nas tramas da linguagem246,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
7.pdfEnsino Médio Politécnico (EMP): o discurso dos professores sobre a implantação de uma política pública, que atuam em uma escola de ensino médio, na cidade de Pelotas/RS342,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
8.pdfA linguagem jurídica e os direitos fundamentais: caminhos para a ressignificação do acesso à justiça277,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
9.pdfLíngua portuguesa: oralidade e escrita244,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
10.pdfOs conceitos gramaticais em questão: diálogos com a perspectiva histórico-cultural272,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
11.pdfO enjambement e algumas implicações264,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
12.pdfTiras em livros didáticos de português: uma ferramenta pedagógica enriquecedora286,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
13.pdfAs tensões do signo PROUNI nas reformas da educação superior: uma análise do discurso oficial383,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
14.pdfO cordel a serviço do desenvolvimento da compreensão leitora322,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
15.pdfEm casa e na escola: relação com o saber e com a linguagem de jovens rurais estudantes do ensino médio em escolas urbanas398,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
16.pdfA cartilha como centro da alfabetização: do erro ao acerto um caminho para o letramento282,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
17.pdfEscritura colaborativa por díades de alunos: uma análise sobre os tipos de rasura textual363,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
18.pdfA linguagem suas mudanças socioculturais: um estudo de caso sobre uma pequena comunidade baiana341,41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
19.pdfAs linguísticas e o ensino das línguas estrangeiras: a concepção de linguagem e a complementaridade dos estudos linguísticos309,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
20.pdfOstracismo e ressurreição no discurso publicitário: o escárnio e o cômico na representação de (sub)celebridades315,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
21.pdfPráticas de leitura na EJA: diálogo autor-texto- leitor247,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
22.pdfAnálise das vozes infantis por uma perspectiva histórico-cultural264,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
23.pdfA literatura na perspectiva da interdisciplinaridade: leitura poética, devaneios e possibilidades272,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
24.pdfAlfabetização e letramento na família e na escola: concepções e interações construídas pelos diferentes sujeitos344,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
25.pdfA consciência fonológica e suas implicações educacionais para a pré-escola278,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
26.pdfO texto na sala de aula: instrumento de socialização e argumentação322,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
27.pdfCondições de produção: uma reflexão de sua presença nas propostas de produção de texto em um livro didático de língua portuguesa238,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
28.pdfOlhar discursivo e caráter dialógico: análise acerca dos enunciados de banheiro na Universidade Federal de Sergipe324,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
29.pdfA linguagem não verbal na sala de aula: concepções, didatizações e possibilidades317,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
30.pdfAs tiras no livro didático de português388,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
31.pdfLetras de canções como instrumento de ensino da língua materna283,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
32.pdfO lúdico e a literatura infanto-juvenil: ferramentas para aquisição de leitura274,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
33.pdfO preconceito linguístico sob o óbice da igualdade social: um caminho a ser conquistado pela inclusão no processo educacional281,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
34.pdfA construção da linguagem e a terapêutica grupal com crianças autistas288,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
35.pdfA sala de aula da EJA - espaço de formação de leitores454,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.