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dc.contributor.authorOliveira, Bruno de Abreu-
dc.date.accessioned2018-11-06T12:05:23Z-
dc.date.available2018-11-06T12:05:23Z-
dc.date.issued2018-09-13-
dc.identifier.citationOliveira, Bruno de Abreu. O trem que não chegou : os projetos ferroviários para o centro-sul sergipano (1872-1915). São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (Graduação de História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9550-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to discuss the railway projects planned for the Center-South region of the State of Sergipe during the second half of the nineteenth century until the beginning of the twentieth century, considering the political and economic motivations that led to discussions about the need for a rail network. This research aims to understand, with more emphasis, the conflicts of interests that emerged from the possible construction of the railway networks and also to know the reasons that led to the failure of the railway companies in Sergipe. The theme "railroads" motivated several researches linked to the most diversified theories, since it is an object that can be analyzed through several looks of historiography. The railroad passed through some decisive phases in Sergipe: the first during the imperial regime, the second at the beginning of the republican period and the third that is marked by the arrival of the railroad in the state. This research aims to explain what were really the reasons for the abandonment of the Sergipe Central-South in the railway projects. In view of the above, it is intended here to cooperate for studies the railways in Sergipe and contribute to the political and economic history of the State of Sergipeeng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectFerrovias (SE)por
dc.subjectSergipepor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectRailwayseng
dc.subjectFerrovias em Sergipe (SE)por
dc.titleO trem que não chegou : os projetos ferroviários para o centro-sul sergipano (1872-1915)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Claudefranklin Monteiro-
dc.description.resumoA proposta desse trabalho é dissertar sobre os projetos ferroviários pensados para a região Centro-Sul do Estado de Sergipe, durante a segunda metade do século XIX até o início do XX, considerando as motivações políticas e econômicas que levaram às discussões sobre a necessidade de uma malha ferroviária. Essa pesquisa objetiva compreender, com mais ênfase, os conflitos de interesses que emergiram a partir da possível construção das malhas ferroviárias e também conhecer os motivos que deflagraram no insucesso das companhias de estradas de ferro em Sergipe. O tema “ferrovias” motivaram várias pesquisas ligadas as mais diversificadas teorias, pois é um objeto que pode ser analisado através de vários olhares da historiografia. As linhas férreas passaram por algumas fases decisivas em Sergipe: a primeira durante o regime imperial, a segunda no início do período republicano e a terceira que é marcada pela chegada da ferrovia no Estado. Esta pesquisa visa expor quais foram, realmente, os motivos para o abandono do Centro-Sul sergipano nos projetos ferroviários. Frente o exposto, pretende-se, aqui, cooperar para os estudos das ferrovias em Sergipe e contribuir para a história política e econômica do Estado de Sergipept_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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