Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9577
Document Type: Livro
Title: Educação ambiental: uma contribuição a percepção socioambiental através de práticas e saberes pedagógicos
Authors: Souza Neto, Gilmara de
Issue Date: 2018
Resumo : Este livro, nasce a par/ir de um trabalho cole/ivo: estudantes, professores e bolsistas do PIBID e é contornado pelas a/ividades desenvolvidas no CEPMGAM em Educação ambiental junto aos estudantes do PEMI. Tal integração ergue um trabalho bastante expressivo que busca oferecer ao leitor ao longo dos capítulos, um breve histórico sobre a formação do Bairro Porto Dantas e Comunidade do Coqueiral. Discu/iremos também sobre paisagens e complexo geomorfológico, água e crise hídrica, educação ambiental e suas perspec/ivas teóricas e prá/icas e, ainda, apresentaremos todo o contexto teórico e prá/ico da ele/iva proposta a Kim de ampliar o debate e convocar novas reKlexões em torno da educação ambiental e prá/icas pedagógicas envolvidas. Elevamos análises geossistêmicas e antropogênicas em torno dos ambientes locais, situando reKlexões sobre o complexo geomorfológico, sobre a importância da Educação Ambiental, sustentabilidade e o ideal do bem viver. Noções como a do protagonismo estudan/il, da percepção ambiental dos estudantes e da atuação do professor como importante formador de opinião fazem parte do Kio condutor desta obra. Obra esta que, em forma de e-book busca facilitar o acesso à sociedade, de forma a democra/izar o conhecimento acadêmico e o trabalho pedagógico acessível a todos.
Keywords: Educação ambiental
Degradação ambiental
Formação de professores
Porto Dantas (Aracaju, SE)
Comunidade do Coqueiral
Água
Crise hídrica
Rio do Sal
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9577
Appears in Collections:Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EBOOK_GILMARA_SOUZA_NETO.pdf9,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.