Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Valdeir Brito dos-
dc.date.accessioned2018-11-08T18:57:12Z-
dc.date.available2018-11-08T18:57:12Z-
dc.date.issued2018-03-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Valdeir Brito dos. Ensino de língua por meio da música : uma experiência na escola municipal professor Isaac Menezes. 2018. 30 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9604-
dc.description.abstractThe objective of this work is to identify the importance of music in the production and textual comprehension in Portuguese Language classes. It seeks to understand how the hybrid music genre can be work in the classroom, giving the teacher greater closeness to the student, exploring the content and leaving the class more dynamic. Within this purpose we chose the described-explanatory research, in the form of a case study, at the Municipal School Professor Isaac Menezes - Our Lady of Sorrows, Sergipe. The studies of Marcuschi (2010), Costa (2010), Tatit (2007), Antunes (2009) and others were used as theoretical basis. The results and discussions indicate that traditional methods still dominate the school environment and that the use of music in Portuguese language teaching brings satisfactory results in reading, comprehension and textual production, causing teachers to rethink their teaching practices.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectCompreensão textualpor
dc.subjectMúsica na educaçãopor
dc.subjectMúsica na escolapor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectNossa Senhora das Dores (SE)por
dc.subjectTextual genreseng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectProduction and textual comprehensioneng
dc.titleEnsino de língua por meio da música : uma experiência na escola municipal professor Isaac Menezespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Mariano, Márcia Regina Curado Pereira-
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho constitui em identificar a importância da música na produção e na compreensão textual nas aulas de Língua Portuguesa. Busca entender como o gênero híbrido música pode ser trabalhado em sala de aula, dando ao professor maior proximidade com o aluno, explorando o conteúdo e deixando a aula mais dinâmica. Dentro dessa finalidade, optou-se pela pesquisa descritivo-explicativa, sob a forma de estudo de caso, na Escola Municipal Professor Isaac Menezes – Nossa Senhora das Dores, Sergipe. Foram utilizados como base teórica os estudos de Marcuschi (2010), Costa (2010), Tatit (2007), Antunes (2009), entre outros. Os resultados e discussões indicam que os métodos tradicionais ainda dominam o ambiente escolar, e que o uso da música no ensino de Língua Portuguesa traz resultados satisfatórios na leitura, compreensão e produção textual, fazendo com que os professores repensem suas práticas de ensino.pt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valdeir_Brito_Santos.pdf431,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.