Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMattos, Marcus Veniciu Serafim de-
dc.date.accessioned2018-11-09T19:04:37Z-
dc.date.available2018-11-09T19:04:37Z-
dc.date.issued2018-09-19-
dc.identifier.citationMATTOS, Marcus Veniciu Serafim de. Arqueologia pública: o teatro como uma proposta de ação educativa. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arqueologia)-Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9611-
dc.description.abstractThis work aims to elaborate educational actions used to bring people closer to the archaeological universe through theatre, in a playful and interactive way, corroborating with the mission of transmitting knowledge of archaeological studies. Using theatre as an educational tool, we immerse the audience in the cultural aspects that surround them, stimulating a feeling of ownership of their past cultures through contemporary cultural aspects, having in Archaeology, a link between the past and the present. We find that by reducing the distance between Archaeology and the public through emotional stimuli, we can bring to the centre of the discussion, notions of belonging to materiality, making it clear that Theatre is a great vehicle for such a function. With the participation of the public and consequent emotional stimulation, doors were opened where it was possible to raise arguments and information, so that the public could understand and criticize what should or should not be preserved.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectArqueologiapor
dc.subjectArqueologia públicapor
dc.subjectAção educativapor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectArqueologia socialpor
dc.subjectTeatro e sociedadepor
dc.subjectTeatro na educaçãopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectPublic archaeologyeng
dc.subjectEducational actioneng
dc.subjectTheatreeng
dc.titleArqueologia pública: o teatro como uma proposta de educação educativapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Duran, Leandro Domingues-
dc.description.resumoEste trabalho buscou elaborar ações educativas no intuito de aproximar as pessoas do universo arqueológico, de forma lúdica e interativa, corroborando com a missão de transmissão do conhecimento de tal área de estudos. Trabalhando o teatro como ferramenta de ação educativa, imergimos o público nos aspectos culturais que o cercam, estimulando o sentimento de pertencimento com suas culturas passadas através de aspectos culturais contemporâneos, tendo na Arqueologia, um elo entre o passado e o presente. Constatamos ainda que ao diminuir a distancia entre Arqueologia e população por meio de estímulos emotivos, conseguimos trazer para o centro da discussão, noções de pertencimento para com a materialidade, ficando claro que o Teatro é um ótimo veículo para tal função. Com o público participativo e estimulado emotivamente, abriu-se portas por onde foi possível levar argumentos e informações, para que este pudesse entender e criticar o que deve ou não ser preservado.pt_BR
dc.publisher.departmentDARQ - Departamento de Arqueologia – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localLaranjeiraspt_BR
Aparece nas coleções:Arqueologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcus_Veniciu_Serafim_Mattos.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.