Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Paloma Dias dos-
dc.date.accessioned2018-11-12T12:16:54Z-
dc.date.available2018-11-12T12:16:54Z-
dc.date.issued2016-09-28-
dc.identifier.citationReis, Paloma Dias dos. Violência na escola : perspectivas na Educação Física escolar. São Cristóvão, SE, 2016. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9619-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEnsino de educação físicapor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEducação e sociedadepor
dc.subjectProdução de conhecimentopor
dc.subjectViolência na escolapor
dc.titleViolência na escola : perspectivas na Educação Física escolarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Cae-
dc.description.resumoesta pesquisa tem como objetivo central investigar quais são, segundo a literatura científica avaliada pela educação física, as categorias de identificação de violência na escola e as soluções sugeridas para essas. a apresentação dos resultados da pesquisa foi organizada em três capítulos: o primeiro capítulo aborda questões referentes à violência como fenômeno social; o segundo capítulo é dedicado à abordagem da violência no âmbito escolar; o terceiro capítulo comporta a análise textual qualitativa do corpus da pesquisa, composto por artigos científicos publicados em periódicos avaliados pela área educação física que abordam a questão investigada nesse estudo. em nossa análise foi possível constatar que a violência na escola tem se manifestado de diferentes formas, desde as físicas as não físicas, mas que, no entanto, muitas vezes passam despercebidas. as causas atribuídas a tais violências são relacionadas a fatores externos e internos à escola. diante da variedade de causas deste fenômeno, intendemos que para o seu enfrentamento é preciso que a escola conte com o apoio de outros setores para que ações mais amplas possam ser implementadas, pois o que pode ser percebido é que, apesar das diversas propostas de soluções, tais soluções visam mais a violência entre os estudantes, sendo esquecidas outras formas de manifestações deste fenômeno na escola. além disso, percebemos que, apesar das muitas razões para a atuação da educação física no combate à problemática da violência na escola, há uma carência de estudos nessa área referente a este fenômenopt_BR
dc.publisher.departmentDEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paloma_Dias_Reis.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.