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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPassos, Bruno Tavares dos-
dc.date.accessioned2018-11-12T12:26:12Z-
dc.date.available2018-11-12T12:26:12Z-
dc.date.issued2016-10-05-
dc.identifier.citationPassos, Bruno Tavares dos. A importância do brincar na aprendizagem infantil : o que tem a Educação Física a ver com isso?. São Cristóvão, SE, 2016. Monografia (graduação em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9623-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEnsino de educação físicapor
dc.subjectLazerpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectDesenvolvimento na infânciapor
dc.titleA importância do brincar na aprendizagem infantil : o que tem a Educação Física a ver com isso?pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Cae-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar como o brincar influencia a aprendizagem e o desenvolvimento da criança no ensino infantil. Como estratégia, adotou-se uma pesquisa comparativa entre duas escolas que apresentaram um contraste evidente entre estruturas (físicas e pedagógicas) para a brincadeira. Além disso, a presente pesquisa foi orientada pela seguinte questão: de quais maneiras o brincar influencia a aprendizagem e o desenvolvimento da criança no ensino infantil? Para isso, estruturamos a presente pesquisa em três capítulos: o primeiro apresenta o brincar no universo infantil; o segundo trazendo o brincar na educação física infantil; o terceiro destinou-se à análise dos dados, realizada a partir do método Fenômeno Situado, corrente da fenomenologia. O corpus da pesquisa foi constituído por: 1) diários de campo com observações sobre intervenções realizadas nas escolas que fizeram parte da pesquisa com atividades (jogos e brincadeiras) que possibilitaram reflexões específicas sobre o objetivo proposto; 2) entrevistas com professores e pais dos alunos participantes da pesquisa. Foi possível constatar por meio das intervenções o potencial do brincar como meio para o desenvolvimento integral da criança. Ficou evidente também como as crianças da escola A, que possuem em sua rotina escolar as brincadeiras, compreendem com maior facilidade elementos essenciais para a aprendizagem quando comparados às crianças da escola B, na qual há pouco tempo e espaço dedicado à brincadeira durante as horas escolares. Entre os elementos essenciais para a aprendizagem observados estão a imaginação, a criatividade, a sociabilidade, a comunicação, entre outros. No entanto, é importante ressaltar também as limitações da associação direta entre o brincar e o desenvolvimento da criança feita por esse estudo, uma vez que a pesquisa não dá conta de apreender todos os fatores que podem influenciar no desenvolvimento das crianças de ambas as escolaspt_BR
dc.publisher.departmentDEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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