Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9623
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Passos, Bruno Tavares dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T12:26:12Z | - |
dc.date.available | 2018-11-12T12:26:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-05 | - |
dc.identifier.citation | Passos, Bruno Tavares dos. A importância do brincar na aprendizagem infantil : o que tem a Educação Física a ver com isso?. São Cristóvão, SE, 2016. Monografia (graduação em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9623 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.subject | Ensino de educação física | por |
dc.subject | Lazer | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Desenvolvimento na infância | por |
dc.title | A importância do brincar na aprendizagem infantil : o que tem a Educação Física a ver com isso? | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Cae | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como o brincar influencia a aprendizagem e o desenvolvimento da criança no ensino infantil. Como estratégia, adotou-se uma pesquisa comparativa entre duas escolas que apresentaram um contraste evidente entre estruturas (físicas e pedagógicas) para a brincadeira. Além disso, a presente pesquisa foi orientada pela seguinte questão: de quais maneiras o brincar influencia a aprendizagem e o desenvolvimento da criança no ensino infantil? Para isso, estruturamos a presente pesquisa em três capítulos: o primeiro apresenta o brincar no universo infantil; o segundo trazendo o brincar na educação física infantil; o terceiro destinou-se à análise dos dados, realizada a partir do método Fenômeno Situado, corrente da fenomenologia. O corpus da pesquisa foi constituído por: 1) diários de campo com observações sobre intervenções realizadas nas escolas que fizeram parte da pesquisa com atividades (jogos e brincadeiras) que possibilitaram reflexões específicas sobre o objetivo proposto; 2) entrevistas com professores e pais dos alunos participantes da pesquisa. Foi possível constatar por meio das intervenções o potencial do brincar como meio para o desenvolvimento integral da criança. Ficou evidente também como as crianças da escola A, que possuem em sua rotina escolar as brincadeiras, compreendem com maior facilidade elementos essenciais para a aprendizagem quando comparados às crianças da escola B, na qual há pouco tempo e espaço dedicado à brincadeira durante as horas escolares. Entre os elementos essenciais para a aprendizagem observados estão a imaginação, a criatividade, a sociabilidade, a comunicação, entre outros. No entanto, é importante ressaltar também as limitações da associação direta entre o brincar e o desenvolvimento da criança feita por esse estudo, uma vez que a pesquisa não dá conta de apreender todos os fatores que podem influenciar no desenvolvimento das crianças de ambas as escolas | pt_BR |
dc.publisher.department | DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruno_Tavares_Passos.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.